scorecardresearch ghost pixel



Precisa tirar documento de identidade? Confira este comunicado antes

Cidadãos podem agilizar o processo de emissão do documento de identificação realizando um procedimento online.



Alguns estados brasileiros já aderiram à Carteira de Identidade Nacional (CIN), documento que até o ano de 2032 vai substituir permanentemente o Registro Geral (RG). No entanto, até que todos atualizem seus sistemas, a emissão da antiga versão segue disponível na maior parte do país.

Leia mais: ESTAS dicas vão aumentar a sua restituição de Imposto de Renda

Para quem precisa tirar o RG, mas não tem muito tempo para ficar esperando na fila, é possível realizar o agendamento online do atendimento. O processo ajuda a administrar o volume de pedidos nos órgãos emissores, além de facilitar a vida dos brasileiros.

A identidade segue sendo um dos principais documentos dos cidadãos, já que nela constam dados como nome, CPF, foto, assinatura e impressão digital. Além disso, ela serve como identificação em países do Mercosul, sendo eles: Argentina, Paraguai e Uruguai.

Solicitação online

Para agilizar o processo, acesse o site do instituto de identificação de sua cidade e agende atendimento em um dos postos disponíveis. Em geral, o órgão responsável é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) ou a Polícia Civil, embora em alguns locais o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) também realize a emissão.

Na data marcada, é necessário comparecer ao local com a certidão de nascimento ou de casamento, além de uma foto 3×4. A primeira via é gratuita, mas da segunda em diante há cobrança de taxa.

Nova identidade

A nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) tem um modelo único que utiliza os números do CPF (Cadastro de Pessoas Físicas) para evitar fraudes e outros crimes. Dentre as muitas mudanças previstas no visual e nos itens de segurança, está o QR Code para verificação de autenticidade e um código MRZ, o mesmo usado nos passaportes.

Até o momento, apenas dez estados estão emitindo a CIN: Acre, Goiás, Piauí, Paraná, Rio Grande do Sul, Pernambuco, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Alagoas. A troca do RG não é obrigatória neste primeiro momento, por isso ele segue válido até 28 de fevereiro de 2032.




Voltar ao topo

Deixe um comentário