Quando você não deve comer mamão? Veja o que dizem os especialistas

A questão alimentar deve ser tratada de forma individual, porque as pessoas reagem de maneiras diferentes ao consumir o mesmo alimento.



O mamão é uma fruta deliciosa e saudável que oferece uma ampla gama de benefícios para a saúde. Originário da América Central, esta fruta é rica em nutrientes, vitamina C e antioxidantes que podem ajudar a proteger o corpo contra várias doenças. 

Veja também: Gosta de mamão? Confira os 4 benefícios de comer mamão todo dia

No entanto, o seu consumo deve ser controlado em determinadas situações, nas quais algumas substâncias presentes na sua composição costumam ser tóxicas e atacar o organismo humano. 

Estas são as situações nas quais o mamão pode fazer mal 

Pré e pós operatório

A fruta contém enzimas digestivas, como a papaína, que podem afetar a coagulação do sangue. Por esse motivo, é recomendável excluí-lo da dieta no pré-operatório, pois pode aumentar o risco de sangramento durante a cirurgia. É importante seguir as instruções do médico antes de qualquer procedimento cirúrgico e perguntar quais alimentos devem ser evitados antes da operação.

Gravidez

O mamão verde e suas sementes apresentam altos níveis de uma substância chamada látex, proveniente do mamoeiro, levando ao amolecimento do colo do útero que por sua vez, provoca contrações uterinas. Essa ocorrência aumenta as chances de parto prematuro ou aborto espontâneo. Por esse motivo, mulheres grávidas não devem comer mamão verde e suas sementes.

Alergia à papaína e ao látex 

Algumas pessoas podem ter alergia à papaína, que é encontrada no mamão e em outras frutas. Além disso, sua estrutura é semelhante à proteína do látex, e pessoas com alergia ao látex também podem desenvolver uma reação alérgica ao mamão. Os sintomas da alergia incluem inchaço, coceira, vermelhidão e dificuldade para respirar, que necessitam de intervenção médica. 

A importância de um plano alimentar 

Restrições alimentares devem ser observadas com cuidado, então não deixe de procurar um especialista da nutrição e médicos capazes de transmitir segurança no seu acompanhamento. Estabeleça uma rotina que considere todas as suas necessidades nutricionais e saiba se adaptar às opções de alimentos naturais disponíveis, monitorando sempre a sua saúde. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário