scorecardresearch ghost pixel



Salário acabou? Bancos antecipam restituição do IR com juros a partir de 1,78%

A possibilidade de antecipação da restituição do Imposto de Renda pode ajudar os brasileiros que estão no aperto e precisam de dinheiro rápido. Mas é preciso ter cautela.



Alguns bancos brasileiros oferecem empréstimos por meio da antecipação da restituição do Imposto de Renda, antes do calendário padrão definido pela Receita Federal. Quem precisa de dinheiro rápido pode aproveitar essa oportunidade. Mas é preciso ter cuidado com os juros. Veja as condições.

Leia mais: ESTAS dicas vão aumentar a sua restituição de Imposto de Renda

Em algumas instituições, o contribuinte pode receber até 100% do valor da restituição. Os juros para a modalidade de empréstimo começam em 1,78% ao mês. É preciso conferir se vale a pena a espera pelo lote em que o contribuinte será contemplado ou pagar os juros pela antecipação.

Antecipação da restituição

Pela lógica deste tipo de empréstimo, funciona assim. Quando o contribuinte recebe a restituição, ele usa todo o dinheiro para pagar a dívida que teve ao contratar o crédito.

Para aproveitar a oportunidade de antecipação da restituição, o contribuinte que deseja um empréstimo precisa informar a escolha na declaração.

Assim, é preciso indicar à Receita Federal que a restituição será recebida pelo banco. Para tanto, o contribuinte tem que apresentar o recibo da declaração de Imposto de Renda à instituição bancária, que terá acesso ao valor que a pessoa tem para receber.

É preciso conferir também quais são as condições para a antecipação do pagamento da restituição no banco que você deseja. Cada instituição tem prazos e juros diferentes.

Em quanto tempo o dinheiro é liberado?

O dinheiro pode ser liberado em até um dia da contratação, razão que atrai tantos contribuintes que precisam da quantia antes dos lotes de restituição previstos pela Receita Federal. No calendário deste ano, a devolução do dinheiro aos brasileiros começa no dia 31 de maio e segue até 29 de setembro.

A dica dos economistas é que as pessoas usem essa possibilidade de antecipação de restituição somente em casos de urgência e imprevisto, quando precisam de dinheiro rápido. Isso porque os juros são mais altos. O limite de antecipação varia de 75% a 100% da restituição.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário