scorecardresearch ghost pixel



Seu carro pode ajudar: 5 formas de economizar combustível sem deixar de usá-lo

Você sabia que é possível economizar combustível mesmo usando o seu carro diariamente? Parece loucura, mas te mostramos alguns "truques". Veja!



Com o constante aumento no preço dos combustíveis, os motoristas precisam pensar em alternativas para conseguir diminuir os custos de manter o tanque cheio por mais tempo. O que muitos não sabem é que deixar o carro estacionado na garagem não é a única forma de economizar, visto que o veículo oferece alguns truques.

Leia mais: Bebem mais do que você: veja os carros campeões em consumo de combustível

Cinco maneiras de economizar combustível

1. Torque em baixa

Essa dica vale principalmente para os mais apressadinhos que não abrem mão de acelerar no trânsito. Andar com o carro sem acelerar tanto, principalmente em condições onde o torque inteiro não é necessário, pode garantir uma boa economia para os condutores. Acelere gradativamente até atingir o torque máximo de rotações ser atingido.

2. Recurso start-stop

Este é um recurso que nem todos os veículos dispõem.

Com ele, o carro desliga automaticamente o motor quando ele para. Dessa forma, quando o motorista desejar andar novamente com o veículo, ele será automaticamente acionado e religado.

Os proprietários dos veículos que contam com o sistema start-stop conseguem uma economia de até 10% no uso de combustíveis, principalmente se o trajeto feito tiver um grande número de paradas.

3. Checar o computador de bordo

Ficar de olho no computador de bordo enquanto está dirigindo não é algo recomendado, visto que tira a atenção do trânsito, contudo ainda é interessante checar o consumo instantâneo de combustível a cada parada, considerando o gasto médio de acordo com o trecho percorrido.

Com isso, será possível estabelecer um padrão de eficiência energética do veículo, o que te fará ser capaz de identificar o que mais influencia no gasto de combustível. Em alguns modelos de carros, esse padrão é identificado automaticamente pelas centrais multimídias.

4. Pneus verdes

Outro fator que influencia na autonomia dos veículos são os pneus. Os pneus verdes acabaram se difundindo rapidamente no mercado automotivo, visto que eles permitem aumentar essa economia de combustível.

De acordo com os fabricantes, esse tipo de pneu causa menos perda de atrito. Para conseguir ter resultados satisfatórios, é preciso manter a calibração do pneu em dia. Isso vai te ajudar a economizar a longo prazo.

5. Escalonamento do câmbio

Novos veículos possibilitam que o motorista dirija de forma mais tranquila. O alongamento das marchas é um dos diferenciais mais interessantes nos novos modelos, presentes majoritariamente nos novos motores turbocomprimidos. Assim, eles entregam mais torque em baixa, o que acaba não exigindo muita carga ou aceleração.

O resultado é um menor gasto de gasolina.

Segundo especialistas, o recomendado é que o motorista rode entre 1.500 e 2.000, sempre que possível. Atualmente, os câmbios automáticos CVT ou normais têm mais marchas para ofertar a melhor eficiência possível de consumo.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário