scorecardresearch ghost pixel



Tapioca ou pizza: qual é amiga da dieta? Resposta vai te deixar em choque

Já parou para pensar se a pizza pode substituir a tapioca em uma dieta para emagrecer? Veja o comparativo entre os dois alimentos.



Foi realizado um estudo pela Harvard Medical School recentemente para avaliar o índice glicêmico de uma tapioca média e de uma fatia de pizza de queijo. Esse índice é importante porque indica a velocidade em que os alimentos se transformam em açúcar no sangue, afetando tanto o bem-estar geral quanto a perda de peso.

Veja também: Receita de pão de tapioca sem glúten na airfryer: a opção saudável e saborosa para o seu café da manhã

Tapioca ou pizza? Resultado é inusitado

Os resultados foram surpreendentes, já que a pizza de queijo teve um índice variando de 40 a 80, enquanto a tapioca apresentou um índice de 115. Além disso, a tapioca teve uma carga glicêmica ainda maior do que a pizza, o que faz diferença para aqueles que estão tentando perder peso. Ao invés de comparar a tapioca com um pão, deve-se compará-la com uma pizza.

Vale dizer que o índice glicêmico pode ser categorizado como baixo, médio ou alto, dependendo de como ele afeta o nível de açúcar no sangue. Já a carga glicêmica é uma medida que quantifica o efeito total de uma determinada quantidade de carboidratos na glicemia.

Ainda vale a pena comer tapioca?

Sim, mas com moderação! Afinal, existem diversos benefícios no consumo desse alimento. Ela é feita a partir da fécula de mandioca e pode ser consumida em diversas preparações, tanto doces quanto salgadas.

Um dos principais benefícios da tapioca é que ela é uma opção de alimento sem glúten. Ou seja, é adequada para pessoas com intolerância ou sensibilidade a essa proteína. Além disso, é uma fonte de carboidratos de fácil digestão, fazendo dela uma opção interessante para antes ou após atividades físicas.

A tapioca também é um alimento de baixo teor de gordura e sódio, e possui boas quantidades de cálcio, ferro e vitamina K. Além disso, a tapioca pode ter propriedades anti-inflamatórias e ajudar no controle do colesterol e da glicemia.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário