O programa CNH Social é a chance única para muitos brasileiros que sonham em ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), mas que não contam com o recurso para arcar com todo o processo. Os beneficiários do Bolsa Família podem pedir a CNH sem qualquer custo. Saiba o que fazer.
Leia mais: Livres de CNH! 5 motos elétricas que não precisam de habilitação
Antes de tudo é preciso conferir se o seu estado está na lista dos que oferecem a CNH Social. Se sim, então é importante acompanhar também o calendário estadual de abertura de vagas para o programa, já que as datas podem mudar de uma região para outra.
CNH sem custo pelo Bolsa Família
Os beneficiários do Bolsa Família têm a oportunidade de entrar com o pedido da CNH sem custo. O programa é direcionado para as pessoas de baixa renda.
Entre os requisitos, os interessados precisam ter os dados cadastrados e atualizados no Cadastro Único (CadÚnico), do governo federal.
Como o CNH Social não é oferecido em todo o Brasil, os estados que contam com o programa são: Acre, Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Roraima.
Programa para pessoas de baixa renda
O programa foi criado para auxiliar as famílias de baixa renda que precisam ter acesso à CNH, mas que por conta do alto custo não conseguem dar início ao processo.
Em algumas regiões do Brasil, por exemplo, o processo inteiro custa mais de R$ 3 mil. Além disso, para oferecer o programa, o governo considera a relevância da CNH, inclusive para aqueles que estão em busca de oportunidades de emprego.
Muitas pesquisas já mostraram que, no Brasil, diversos jovens ainda insistem em dirigir mesmo sem a CNH por conta da dificuldade financeira para dar início ao processo, que conta com aulas e exames essenciais para ter o documento.