scorecardresearch ghost pixel



Tem poupança no banco? ESTE AVISO GERAL pode ajudar você

Brasileiro que possui um reserva de emergência na poupança deve adotar alguns comportamentos para se dar bem.



A poupança segue sendo o investimento favorito dos brasileiros, mesmo com a existência de outras aplicações com retorno mais vantajoso. Por isso, a tradicional caderneta faz parte do planejamento financeiro de muita gente, embora algumas vezes seja criada sem muitas considerações iniciais.

Leia mais: Brasileiros na mira de Haddad: ministro vai criar novos impostos?

Se você tem planos e sonhos e considera fazer uma poupança para realizá-los, existem algumas dicas básicas que podem te ajudar bastante nesse processo. Confira a seguir!

Controle da rotina

O primeiro passo para se dar bem é criar um processo objetivo para controlar sua rotina de gastos. Para ter dinheiro sobrando no fim do mês, é preciso modificar hábitos de consumo e questionar o impulso de comprar sem necessidade. Avalie a si mesmo para entender como você pode mudar isso no dia a dia.

Trocas

É possível investir na poupança todos os meses fazendo substituições simples. Que tal cozinhar ao invés de pedir um lanche? E essa blusa, será que não dá para escolher uma mais barata? Não é preciso abrir mão de tudo, mas é importante fazer trocas para atingir metas e objetivos.

Flexibilidade

Não é sempre que vai dar para depositar uma boa grana, mas isso não significa que você precisa abandonar o processo. Entenda a poupança como uma parte flexível, mais importante do seu planejamento financeiro.

Sem cobrança excessiva

Não deu para investir muito porque acabou gastando demais? Tudo bem! Não precisa se cobrar tanto em relação aos valores, basta repensar seus gastos, fazer os ajustes necessários e retomar seu caminho de poupar dinheiro no mês seguinte.

Ajustes nos planos

Falando em ajustes, é importante considerar o mercado financeiro enquanto engorda sua poupança, entendendo como a realidade do momento pode te beneficiar ou atrapalhar. O processo não precisa ser linear, muito pelo contrário.

Aumente suas opções

A última dica é conhecer outras opções de renda fixa, como CDB e Tesouro Direto, que são tão seguras quanto a poupança. Você não precisa abandonar a caderneta, apenas estar aberto a conhecer outras oportunidades interessantes e com rentabilidade potencialmente mais alta.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário