Os animais venenosos são aqueles que possuem toxinas em seu organismo e que agem apenas se forem ingeridos, por exemplo. É diferente de um animal peçonhento, o qual utiliza estruturas para injetar veneno nos outros seres vivos, como acontece com algumas cobras.
Veja também: Existem apenas aqui: 9 animais que só podem ser encontrados no Brasil
Por isso, alguns animais venenosos são realmente surpreendentes, já que você jamais diria que poderiam oferecer algum risco.
1 – Tartaruga-de-pente
Também é conhecida pelo nome de tartaruga-verdadeira e é um dos animais ameaçados de extinção. Ela não é exatamente um dos animais venenosos, mas o risco se encontra na alimentação que possui.
Essa tartaruga come um tipo de esponja extremamente tóxica, mas cuja toxina não faz mal a ela. No entanto, a substância pode ser letal para animais que se alimentarem da própria tartaruga.
2 – Ifrit-de-capa-azul
O corpo desse pequeno e simpático pássaro tropical é repleto de toxina e isso faz com que seja um dos animais venenosas mais surpreendente. Os besouros com batracotoxina contaminam as pernas, barriga e as penas do peito da ave.
A ação da toxina é semelhante daquelas que são encontradas em sapos venenosos, por exemplo.
3 – Barracuda é um dos animais venenosos
Da mesma forma que os outros dois animais venenosos citados acima, a barracuda é um peixe que se torna perigoso por conta da sua dieta. Comer um exemplar contaminado pode gerar diarreia, cólicas, vômitos e dores lancinantes.
4 – Borboleta monarca
A toxina deriva da alimentação dessa borboleta enquanto ela ainda está na fase de lagarta. Porém, mesmo depois da metamorfose, a substância permanece nas asas e pode causar problemas como náuseas, vômitos, alterações da vista e transtornos cardíacos.
5 – Periquito da Carolina
O periquito, foi infelizmente extinto por conta da ação humana. Ele era natural dos Estados Unidos (EUA) e carregava uma poderosa toxina em seu corpo, a qual era derivada de uma planta chamada de carrapichão.
6 – Animais venenosos surpreendentes: Pitohui
As penas e a pele do pássaro Pitohui estão repletas de uma neurotoxina parecida com aquela encontrada em sapos. Ele é um dos animais venenosos encontrados na Nova Guiné.