scorecardresearch ghost pixel



Carne de segunda no churrasco sim, senhor! Estes cortes não decepcionam

Seja pela crise ou por curiosidade, veja qual a melhor carne de segunda para churrasco e aproveite no próximo!



O tradicional churrasco do fim de semana é unanimidade entre os brasileiros. Mas com a alta da inflação e o aumento no preço das carnes que assombrou a população nos últimos anos, foi preciso fazer certos malabarismos para não deixar de lado este hábito de confraternização. Se você quer saber qual é a melhor carne de segunda para churrasco, continue lendo e aproveite na próxima ida ao açougue.

Leia também: Churrasco de outro nível: aprenda a harmonizar carne e cerveja como um verdadeiro profissional

Vale lembrar que, apesar de ser um dos pratos mais populares da culinária brasileira, cada região do país tem seu próprio estilo na hora de preparar as carnes, bem como uma escolha bem particular para os cortes das carnes e acompanhamentos que serão servidos.

Sendo tradição na sua região ou não, muita gente aposta em cortes das carnes consideradas de segunda. Na prática, é possível fazer um excelente churrasco com cortes de carnes menos nobres. Nem só de picanha vive o churrasco, apesar desse famoso corte de carte ter sido até tema de campanha presidencial no ano passado.

Afinal, como escolher a melhor carne de segunda para churrasco?

Existe uma grande variedade de cortes de carnes consideradas de segunda e podem ser usadas na hora de fazer seu churrasco. Alguns desses exemplos são o acém, a paleta, o músculo dianteiro e o peito.

No entanto, existem alguns truques e cuidados para garantir o sabor e a maciez da carne. As dicas são dos profissionais da Filipenses Carnes, tradicional açougue do Rio de Janeiro.

Em primeiro lugar, é preciso ficar de olho na procedência da carne. Quando se trata de um corte de carne de segunda, esse fator é ainda mais importante.

Isso porque esses tipos de cortes possuem, por si só, um excesso de peles, gorduras e nervos e isso pode acabar comprometendo a qualidade e o sabor do seu churrasco. Na hora da sua compra, procure sempre escolher um bom açougue e informe para que o profissional faça a limpeza da carne da maneira correta.

Outro ponto a ser observado é a aparência das carnes. Observe a coloração da carne, que deve ser de um vermelho vivo, nunca vermelho claro. A gordura presente na carne também deve ser de uma cor clara.

Veja, abaixo, uma lista de bons cortes de carte de segunda para churrasco e algumas dicas:

  1. Acém – Carne de segunda mais conhecida no país. É um pouco mais dura, mas pode ficar macia se cortada contra as fibras e marinada por 2 horas em cerveja e sal grosso.
  2. Músculo dianteiro – Escolha não tão popular para churrasco, mas pode surpreender se marinado por 24h em vinho tinto e ervas, sem sal. Depois, asse lentamente em papel celofane distante da brasa.
  3. Cupim – Corte que demora para assar, mas é saboroso. Tempere bem.
  4. Fraldinha – Corte magro, saboroso e pouco gorduroso, sempre presente em churrascos.
  5. Costela – Bovina ou suína, é saborosa, mas leva mais tempo para assar.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário