O funcionamento dos bancos, assim como das agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), passará por mudanças durante o mês de abril, graças aos dois feriados prolongados que estão batendo à porta. Ambos cairão em sextas-feiras. O dia 7, por exemplo, é destinado para a Sexta-Feira Santa.
Leia mais: Decisão sobre juros no consignado do INSS deve elevar oferta de crédito
O dia 21, por sua vez, é um feriado nacional criado em homenagem a Tiradentes. Por essa razão, quem precisar dos serviços destas instituições precisa ficar atento ao horário de funcionamento. Os brasileiros que precisarem de atendimento poderão contar com os canais oficiais nos aplicativos e sites. Veja mais informações ao longo do texto.
O que fazer se precisar de atendimento dos bancos durante o feriado?
Pessoas que estiverem com contas cuja data de vencimento é a do feriado não precisam se preocupar. Isso porque todos os débitos referentes à água e energia, além dos carnês com vencimento para o dia em no qual a instituição financeira não irá funcionar, podem ser quitados no seguinte dia útil, sem nenhuma taxa de atraso adicional.
As informações vêm do diretor-adjunto de Serviços da Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), Walter Faria. Ele também esclarece que o pagamento de impostos não sofrerá nenhuma alteração no que diz respeito às datas de vencimento, uma vez que os dias são ajustados conforme o calendário do país, que contém todos os feriados nacionais, estaduais e municipais.
Quem precisa do atendimento do INSS durante os feriados acabará por encontrar as agências fechadas. A recomendação é buscar por alternativas virtuais, como atendimento no site ou utilizar o aplicativo “Meu INSS”, que é uma plataforma online que foi desenvolvida para promover uma maior facilidade à vida do cidadão.
Nela, é possível utilizar mais de 90 serviços do instituto de forma digital, incluindo a solicitação de benefícios, agendamento de perícia médica e emissão de extrato. O aplicativo está disponível tanto para Android quanto iOS.
Outro ponto importante a ressaltar é que o calendário de pagamentos do INSS continuará o mesmo. Dessa forma, os beneficiários que receberem até um salário mínimo ou mais continuarão a receber na data estabelecida.