scorecardresearch ghost pixel



Como ficar LIVRE do IPVA? Dica é olhar a regra do seu estado; veja como

Cada estado tem critérios diferentes para conceder o benefício para o motorista. Veja como é possível deixar o pagamento do IPVA no passado.



Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em 2020, o Brasil contava com aproximadamente 74 milhões de condutores habilitados. O número pode ter aumentando, já que a cada ano que passa, os brasileiros são atraídos pela facilidade de deslocamento. Infelizmente, o famoso IPVA entra em jogo.

Leia mais: Olha o imposto! Quando vai começar a taxação da Shein e da Shopee?

Embora ser proprietário de um carro seja visto por muitos como sinônimo de praticidade, o custo para mantê-lo está aumentando. Diversos especialistas apontam que o custo pode alcançar a média de R$ 20.400 por ano. Isso abarca seguro, combustível, manutenção, revisões e o Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA).

A boa notícia é que é possível reduzir esse valor com a isenção do imposto. Diversos estados podem conceder o benefício, a depender do tipo de carro, idade do motorista ou condições do habilitado.

Veja mais informações ao longo do texto.

Como ficar livre do IPVA?

O imposto é obrigatório para quem é proprietário de algum veículo e é cobrado por cada estado. Isso quer dizer que as normas para cobrança, assim como o cálculo e a isenção, podem estar todos sujeitos a alterações a depender cada localidade. O grupo que tem direito ao benefício é praticamente o mesmo em todo o país. As condições podem abranger ano do carro, pessoa com deficiência (PCD) e até mesmo quem utiliza o automóvel para fins profissionais.

Para quem é PCD, por exemplo, a regra em questão é válida em todo o território nacional. Com isso, o motorista pode ficar livre desse tributo. Também há estados que ofertam isenção para quem é proprietário de carro híbridos e elétricos, como um incentivo ao uso de uma locomoção menos poluente.

Vale ressaltar que esse abatimento pode ser total ou parcial, ou seja, algumas pessoas conseguem 100% de desconto, mas outras podem conseguir apenas 50%. Segundo informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), estados como Paraná; Rio de Janeiro; Maranhão; Mato Grosso do Sul; Rio Grande do Norte; Ceará; Piauí e Pernambuco já adotam essa modalidade de isenção.

Para solicitar, é importante buscar saber como funciona o processo em seu estado. Como mencionado, cada unidade da federação tem regras, mas o primeiro passo é acessar o portal do Detran para ficar por dentro dos detalhes.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário