scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Facebook, Instagram, WhatsApp e Disney anunciam demissões; Consultas sobre Novo Ensino Médio começam hoje; INSS inicia pagamentos de abril; Congresso deve votar piso da enfermagem nesta semana (24/04)

Votação do projeto para destravar o piso salarial da enfermagem está entre os principais assuntos desta segunda, 24.



A onda de demissões que tomou conta das grandes empresas chegou à Meta, dona do Facebook, Instagram e WhatsApp. Quem também anunciou cortes significativos no seu quadro de pessoal foi a Disney, gigante do entretenimento.

Leia mais: Google TV cria guia “Live” e adiciona mais de 800 canais ao vivo DE GRAÇA

Nesta segunda-feira, 24, o Ministério da Educação inicia as consultas públicas, pesquisas e eventos sobre o Novo Ensino Médio. Já o INSS começa a pagar as aposentadorias, pensões e auxílios competentes ao mês de abril.

Também está entre os principais assuntos do dia a votação do piso da enfermagem, previsto para esta semana no Congresso Nacional. Confira mais informações a seguir.

Demissões

A Meta anunciou uma nova rodada de demissão de funcionários do Facebook, Instagram e WhatsApp. Outra empresa que fará novas dispensas é a Disney, que a partir desta semana cortará cerca 15% dos cargos de seu time de entretenimento, afirmam fontes ligadas ao assunto.

Os gerentes da companhia de Mark Zuckerberg foram comunicados na última semana sobre o processo. O documento enviado a eles informa que a decisão também terá impacto no Reality Labs, divisão de realidade virtual da companhia.

A medida está de acordo com o plano de reestruturação e redução de custos anunciado pela Meta em março. Cerca de 10 mil cargos serão eliminados e uma nova rodada de demissões está prevista para maio.

Na Disney, os cortes atingem as divisões de TV e filmes, parques temáticos e equipes corporativas. Cerca de sete mil pessoas de todos os braços da empresa serão dispensadas, incluindo da Disney Entertainment, criada neste ano para abrigar seu serviço de streaming.

Novo Ensino Médio

O Ministério da Educação (MEC) dá início hoje a um cronograma de consultas públicas, pesquisas e eventos sobre o Novo Ensino Médio. A programação começa com um webinário com especialistas, segundo informações da secretária executiva do MEC, Izolda Cela.

Em maio, a pasta deve começar a consultar cerca de 100 mil estudantes e professores em uma ação realizada via WhatsApp. Ainda não há detalhes sobre o funcionamento do processo.

Pagamentos do INSS

Mais de 36 milhões de aposentados, pensionistas e segurados de auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber seus benefícios nesta segunda-feira. O novo calendário de pagamentos de aposentadorias, pensões e auxílios vai até o dia 8 de maio.

Hoje é a vez daqueles que ganham um salário mínimo e têm número de benefício (NB) com final 1. Para quem recebe mais de um piso nacional por mês, os repasses começam no próximo dia 2.

A liberação ocorre na ordem do número de benefício do segurado, que vem com dez algarismos. O beneficiário deve desconsiderar o dígito após o traço para saber a data em que recebe (exemplo: 000.000.00 0-0). Além de aposentadorias e pensões, o INSS é responsável pelo pagamento do auxílio-doença, auxílio-reclusão, auxílio-acidente, salário maternidade, Benefício de Prestação Continuada (BPC) e outros.

A consulta de valores, datas e outras informações sobre benefícios pode ser feita pela internet, no site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS). Também é possível consultar pelo telefone 135, que tem atendimento humano de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Piso da enfermagem

A votação do Projeto de Lei do Congresso Nacional (PLN) para destravar o piso salarial da enfermagem deve começar ainda nesta semana. Na última terça-feira, 18, o relator da proposta, deputado Mauro Filho (PDT), anunciou o adiamento da data de apreciação do texto.

Segundo ele, o documento ainda precisa passar pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). “O projeto com os 9% de reajuste salarial para a categoria estava na Comissão da Saúde e será enviada à comissão mista na próxima semana”, disse.

“Nós temos a certeza de que na próxima semana vamos votar, até porque a senadora presidente está fora do país, mas isso nos dará a segurança de que vamos votar na semana que vem”, acrescentou.

O piso foi criado pela Emenda Constitucional 124 e os recursos para bancá-lo virão de superavit financeiro apurado pelo Fundo Social em 2022. O governo defende a implementação e afirma que a medida não impacta meta de resultado primário fixada para 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário