scorecardresearch ghost pixel



Destaques do dia: Feriado de Tiradentes tem frio e chuva; O que abre e fecha hoje; Bolsa Família passa por pausa nesta sexta; Fazenda divulga 13 medidas para estimular crédito e impulsionar PPPs (21/04)

Funcionamento dos serviços essenciais durante o feriado está entre os principais assuntos desta sexta-feira, 21.



Hoje é feriado e muitos brasileiros precisam se programar, já que o Dia de Tiradentes afeta o horário de funcionamento de uma série de serviços essenciais. Segundo a previsão do tempo para boa parte do país, a sexta-feira (21) será de chuva e frio, por isso é bom preparar o casaco.

Leia mais: Após críticas, Google Drive volta atrás com decisão polêmica de arquivos

Ontem, o Ministério da Fazenda divulgou um pacote com 13 medidas de incentivo ao crédito e estímulo às Parcerias Público-Privadas. O governo quer impulsionar o mercado de crédito, cortar custos e juros e estimular investimentos.

Ainda nos destaques do dia, veja que a Caixa Econômica Federal fez uma pausa no pagamento de benefícios como o Bolsa Família e o Auxílio Gás. Saiba mais a seguir.

Frio e chuva no feriado

O feriado de Tiradentes e o fim de semana serão dias frios em boa parte do Brasil. Uma massa de ar polar deixa as temperaturas mais baixas em Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná, Mato do Grosso do Sul e São Paulo.

Essa massa de ar é a mais forte do ano até o momento, segundo informações da Climatempo. Ela poderá derrubar os termômetros até mesmo em Rondônia e no Acre, com recorde de frio atingindo as capitais dos dois estados.

Conforme indica o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de chuva volumosa em Santa Catarina e nas regiões Centro-Oeste e Sudeste. Também há altos acumulados no Norte.

Já no noroeste de São Paulo, no centro-sul de Minas Gerais e Goiás e no interior do Nordeste, chove pouco.

Funcionamento dos serviços

As agências bancárias não abrem nesta sexta-feira de feriado, informou a Febraban (Federação Brasileira de Bancos). Os clientes que precisarem de serviços bancários podem utilizar canais como caixas eletrônicos, internet banking e aplicativos. Contas de consumo poderão ser pagas no próximo dia útil, sem multa.

A Bolsa de Valores também ficará fechada, assim como as agências dos Correios e as agências do INSS. O atendimento presencial nos dois últimos órgãos retorna normalmente no sábado.

Segundo a Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), os bares e restaurantes abrem como de costume, assim como os shoppings. O horário de abertura e fechamento, contudo, pode variar conforme determinação do sindicato ou decisão do proprietário.

Já os postos de combustíveis precisam funcionar ao menos das 6h às 20h. A ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis) determina que os estabelecimentos devem abrir nos feriados.

Pacote do Ministério da Fazenda

O Ministério da Fazenda anunciou um pacote de 13 medidas para estimular o crédito e impulsionar as Parcerias Público-Privadas (PPPs). Uma delas altera de R$ 303 para R$ 600 o “mínimo existencial”, valor considerado a parcela mínima da renda do brasileiro que não pode ser comprometida com dívidas.

Há também propostas para autorizar a utilização de recursos de planos de previdência complementar aberta, seguros pessoais e títulos de capitalização como garantia em empréstimos. Outro plano é oferecer garantia da União em Parcerias Público-Privadas (PPPs) de estados e municípios.

A intenção da equipe econômica do governo é expandir o mercado de crédito, cortar custos e juros e estimular investimentos.

“É uma bateria de medidas de fomentar crédito e investimento, dando mais segurança jurídica e financeira, para criar condições para um país com mais investimento, geração de emprego e renda”, afirmou o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron.

Bolsa Família no feriado

Não haverá pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás nesta sexta devido ao feriado de Tiradentes. Considerando o fim de semana, serão três dias de pausa na liberação de recursos por meio do aplicativo Caixa Tem.

É comum que os pagamentos desses e de outros benefícios sociais ocorram somente nos dias úteis, por isso, o calendário já vem ajustado aos feriados e finais de semana. Os repasses retornam na próxima segunda-feira, 24, com os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) final 6.

Confira as datas de pagamento do Bolsa Família e do Auxílio Gás em abril:

  • NIS final 1: 14/04;
  • NIS final 2: 17/04;
  • NIS final 3: 18/04;
  • NIS final 4: 19/04;
  • NIS final 5: 20/04;
  • NIS final 6: 24/04;
  • NIS final 7: 25/04;
  • NIS final 8: 26/04;
  • NIS final 9: 27/04;
  • NIS final 0: 28/04.




Voltar ao topo

Deixe um comentário