scorecardresearch ghost pixel



É ASSUSTADOR o que o café causa no seu corpo: vai continuar tomando?

Pesquisa mostra como o café impacta no comportamento das pessoas, então descubra o que essa bebida tão popular faz com o seu corpo.



O café é uma bebida rica em cafeína, com efeito estimulante, tornando-se um verdadeiro energético. No café da manhã, à tarde e até de noite, parece que não tem momento ruim para um cafezinho. No entanto, é preciso considerar seus efeitos positivos e negativos no organismo. Veja o que acontece com este grupo de pessoas quando elas bebem café diariamente. 

Veja também: 10 sinais de que você está bebendo café demais; é bom maneirar na dose

O que acontece quando você bebe café? 

Esta é a pergunta que um grupo de pesquisadores de São Francisco, nos Estados Unidos, vem tentando responder. Eles reuniram 100 pessoas saudáveis com idade média de 39 anos, avaliando o que acontecia nos dias que eles tomavam café. 

E sim, houve uma mudança significativa, pois bastavam dois dias sem café para que eles tivessem 36 minutos a mais de sono. Quando o consumo era mantido, a atividade física aumentava, somando 1.056 passos a mais, sem considerar os treinos. 

Café: entre a agitação e a insônia  

A pesquisa publicada no The New England Journal of Medicine levou a uma série de questionamentos pensando nos benefícios do café. A ideia é que você possa beber um cafezinho diário sem culpa, e a moderação já ajuda. 

Os médicos recomendam beber café sem açúcar, aditivos e de preferência entre o desjejum e o começo da tarde. Ainda assim, quem sofre com insônia e palpitações deve reduzir o consumo aos poucos. 

Por ser um estimulante, a cafeína aumenta a atividade cerebral, principalmente nos pacientes ansiosos. Normalmente, os profissionais de saúde passam essas orientações de restringir certos alimentos durante o tratamento. 

Qual a relação entre o coração e o consumo do café? 

A pesquisa em questão não obteve resultados tão conclusivos e os especialistas costumam divergir. A substância da cafeína, rica em oxidantes, aumenta o fluxo sanguíneo, evitando doenças cardiovasculares. 

Porém, se você tem algum problema de insuficiência cardíaca, considere beber menos café ou cortá-lo. O estudo reforça que organismos diferentes reagem de forma distinta a mesma substância, incluindo efeitos colaterais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário