É melhor evitar estas frutas e legumes se você tem pressão alta

Existem evidências que comprovam que níveis elevados de tiramina causam picos perigosos na pressão arterial de certas pessoas.



Pessoas com problema de pressão arterial precisam estar atentas as frutas e vegetais que ingerem, pois alguns desses alimentos possuem um subproduto natural do aminoácido tirosina, que leva o nome de tiramina. Ter altos níveis de aminoácidos no sangue é um dos fatores de maior risco para causar enxaquecas.

Leia mais: É perigoso: NUNCA combine ibuprofeno com estes remédios comuns

Existem evidências que provam que níveis elevados dessa substância podem causar picos perigosos na pressão arterial de certos indivíduos. Pessoas que tomam medicamentos Inibidores da Monoamina Oxidase (IMAOs) precisam ter um cuidado redobrado com os vegetais e frutas que consomem.

O que são IMAOs

Os IMAOs são antidepressivos usados para situações específicas. Eles possuem inúmeras interações medicamentosas e alimentares graves. Esses medicamentos têm o “poder” de bloquear os oxidantes de monoamina, e podem causar perigosos aumentos na pressão sanguínea, se combinados com certos alimentos.

Os que podem gerar mais problemas são os que contém aminoácido tiramina. Segundo a Science Direct, “entre os vários IMAOs, a tranilcipromina é a mais perigosa por causa de sua ação estimulante”.

Já a moclobemida e a brofaromina são as que menos possuem chance de induzir uma reação de hipertensão.

Frutas e vegetais ricos em tiramina

Frutas cítricas contém altos níveis de tiramina como, por exemplo, laranja, toranja, lima, tangerina e limão. Além das frutas cítricas, outra classe de frutas também possui níveis mais altos de tiramina quando amadurecidas, são as frutas tropicais, como bananas maduras, abacates e abacaxi. Elas devem ser evitadas por quem tem níveis sensíveis a tiramina.

Vegetais e legumes como chucrute, pimenta em conserva, beterraba em conserva e pepino em conserva também possuem altos níveis de tiramina em sua composição.

É importante lembrar que as quantidades de tiramina nos alimentos variam devido aos diferentes modos de processamento, armazenamento e preparação. Por esses motivos, é importante que a pessoa que toma IMAOs converse diretamente com o nutricionista ou médico para manter uma dieta específica para si e com baixo teor de tiramina.




Voltar ao topo

Deixe um comentário