scorecardresearch ghost pixel



Detran faz alerta IMPORTANTÍSSIMO para quem vai tirar a CNH

O novo golpe oferta a carteira de motorista mais barata e sem precisar passar por aulas e provas. No entanto, as vítimas podem acabar sendo presas.



Atenção motoristas! Golpistas estão utilizando um novo golpe que promete uma nova CNH sem precisar passar pelo processo de aulas, provas e exames. Ao enganar o sistema, os criminosos atraem vítimas que podem ficar sujeitas a graves consequências. Dessa forma, o Detran do Mato Grosso do Sul divulgou um alerta em seu site sobre a suposta emissão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Leia mais: Sonha com a CNH, mas não pode pagar? Confira esta ÓTIMA NOTÍCIA

Além disso, o órgão ainda informou que não há como conseguir sua CNH sem passar por todo o processo estabelecido previamente por lei. Segundo o comunicado, os criminosos estariam divulgando nas redes sociais a possibilidade de conseguir a CNH de uma forma mais acessível, sem precisar passar por todas as etapas do processo.

Como funciona o novo golpe?

Para conseguir a carteira de motorista, é necessário que o cidadão passe por exames médicos e psicológicos, além de assistir aulas teóricas, realizar aulas práticas e fazer provas de ambas as modalidades. Contudo, no Mato Grosso do Sul, os golpistas estão prometendo entregar o documento sem que o cidadão precise passar por todas essas etapas.

Por meio das redes sociais, eles ofertam a CNH por um preço bem abaixo do valor real. Além disso, o documento vendido por eles teria também a garantia de autenticidade no sistema CNH Digital.

Desse modo, o crime pode ser de difícil identificação para a polícia, visto que quem cai no golpe acaba ficando intimidado por também ser considerado criminosos. “Quem cai no golpe, também se enquadra em crime de falsificação de documento”, explica o diretor de habilitação do Detran-MS, Luiz Fernando dos Santos.

Como saber se meu documento é original?

Segundo Luiz Fernando, só há um modo de adquirir o documento original: passando por todas as etapas realizadas no Detran. Assim, se você foi aprovado em todos os processos, fique tranquilo. O diretor do órgão afirma também que os cidadãos devem desconsiderar qualquer oferta que facilite o processo de obtenção da CNH.

Os interessados em tirarem suas carteiras de motorista devem acessar o site do Detran. Por lá, será possível encontrar os locais que ofertam os serviços, autoescolas credenciadas e o índice de aprovações em cada um dos Centro de Formação de Condutores (CFC).

Por fim, o diretor do Detran-MS afirma ainda que quem cair no golpe, provavelmente não irá receber nenhuma CNH e poderá responder por porte do documento falso, visto que ele não será encontrado no Registro Nacional de Carteiras de Habilitação (Renach).




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário