scorecardresearch ghost pixel



ESTE é o preço da carne bovina no Brasil que os cidadãos tanto esperavam?

Com o aumento da oferta e a diminuição da demanda pela carne vermelha, o item registrou uma nova queda em seu preço nos supermercados.



O preço da carne bovina voltou a cair no mês de março, após a redução ocorrida em fevereiro. De acordo com André Almeida, analista do Sistema de Índices de Preços do IBGE, a redução dos preços se deu devido ao aumento da oferta no mercado brasileiro, visto a suspensão temporária de exportações do item do Brasil para a China.

Leia mais: Quer um churrasco barato? Aposte nestas 5 carnes e veja o valor despencar.

Além disso, a diminuição da demanda pelos próprios brasileiros durante a época da quaresma também fez com que a procura pela carne diminuísse, afetando diretamente no seu preço. Assim, o grupo de alimentação e bebidas passou de um aumento de 0,16% em fevereiro para uma elevação de 0,05% em março.

Dessa forma, o grupo contribuiu somente com 0,01 ponto percentual para a taxa final de 0,71% do IPCA no último mês. Assim, o freio nos valores dos alimentos foi influenciado por uma nova desaceleração no custo da alimentação no domicílio, que passou de uma alta de 0,04% em fevereiro para uma queda de 0,14% em março.

Quais os alimentos tiveram maior redução no preço?

Dentre os alimentos que tiveram uma diminuição em seus preços, a campeã foi a batata inglesa, com uma redução de 12,80% em seu valor. Em seguida, está o óleo de soja (-4,01%), além da cebola (-7,23%), tomate (-4,02%) e carnes (-1,06). Em relação ao preço da carne, os valores já tinham recuado 1,22% em fevereiro, totalizando uma queda de 2,72% neste ano.

“De maneira geral, principalmente tubérculos, legumes e frutas têm maior oferta, sim. Agora, na carne, tem questão de oferta e tem questão de menor demanda nesse período de quaresma pela carne vermelha”, afirmou André Almeida.

Em contrapartida, os aumentos foram significativos na cenoura (28,58%) e nos ovos de galinha (7,64%). “Nessa época, existe um aumento sazonal de demanda, por conta da quaresma, por ovos e pescados”, justificou Almeida.

Por fim, a alimentação fora de casa teve um aumento de 0,60% em março, após a alta de 0,50% em fevereiro. Já em relação ao lanche, os valores subiram 1,09% em março, enquanto o lanche fora de casa ficou 0,41% mais caro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário