scorecardresearch ghost pixel



Extintor de incêndio no carro gera multa? Atenção, lei pode confundir

Mesmo sem ser obrigatório desde 2015, você ainda tem um extintor de incêndio no seu carro? Resposta sobre multa pode te surpreender.



Desde 2015, o extintor de incêndio deixou de ser obrigatório em carros de passeio, utilitários, camionetas, caminhonetes e triciclos de cabine fechada no Brasil. No entanto, ainda existem veículos antigos que possuem o equipamento, mas que podem estar vencidos ou em más condições. Isso dá multa?

Leia também: Olha a multa: 5 NOVAS leis de trânsito que estão pegando os desatentos

A resposta impressiona. Nesse caso, mesmo sendo de uso facultativo, os proprietários desses veículos ainda estão sujeitos a multas caso sejam flagrados com o extintor de incêndio irregular.

Isso porque acontece o seguinte: de acordo com a Resolução 919/2022 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), as autoridades de trânsito têm o dever de fiscalizar os extintores de incêndio nos veículos em que seu uso é obrigatório, como em caminhões, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus e todo veículo utilizado no transporte coletivo de passageiros.

Já nos casos em que o extintor é opcional, os proprietários devem seguir as normas estabelecidas, que incluem ter um equipamento do tipo ABC, com lacre, dentro do prazo de validade, com suporte de fixação e indicador de pressão na posição correta.

Extintor de incêndio fora dos padrões resulta em multa

Com isso, a não observância dessas exigências pode levar o motorista a ser multado em R$ 195,23, perder 5 pontos na carteira de habilitação e ter o veículo retido para regularização.

Porém, apesar de haver uma recomendação do governo federal de que os veículos com extintor opcional não sejam fiscalizados, é recomendável que os proprietários retirem o equipamento caso esteja irregular, para evitar possíveis problemas.

O advogado Fernando Chagas, especializado em Direito do Consumidor, reforça ao portal Vrum que o extintor de incêndio opcional é uma escolha do proprietário, mas que é importante estar em conformidade com as normas, já que há uma legislação que estabelece as condições em que o equipamento deve ser mantido. Portanto, se o extintor estiver em más condições, é mais aconselhável removê-lo do veículo para não correr o risco de ser autuado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário