scorecardresearch ghost pixel



5 multas de trânsito ‘diferentes’ que custam caro para o motorista

Infrações consideradas menos comuns podem gerar uma cobrança bem expressiva para o condutor. Conheça alguns.



As leis de trânsito brasileiras passam por atualizações sempre que necessário para garantir a segurança e a adaptação à realidade. Ao longo dos anos, os motoristas mais antigos podem ficar desatualizados, e por isso é necessário que realizem a renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) de tempos em tempos.

Leia mais: Quais estados do país oferecem a CNH de graça? Confira a lista

A maioria dos condutores conhece as infrações mais comuns, como ultrapassar o sinal vermelho, não usar o cinto de segurança ou dirigir embriagado. Porém, muitos desconhecem certas falhas “inusitadas” que também geram multas salgadas.

Muitas dessas infrações não são exatamente novas, mas mesmo assim continuam menos conhecidas que as mencionadas acima. Se você não quer correr o risco de ser autuado de surpresa, conheça algumas delas.

Multas diferentes e inusitadas

1. Cuidado com a buzina

Buzinar é necessário em muitas ocasiões para chamar a atenção de outros motoristas e transeuntes, mas esse processo deve ser feito com moderação. O CTB considera infração leve buzinar indiscriminadamente, como de forma prolongada e sucessivamente a qualquer pretexto.

2. Atenção às poças

Conduzir um veículo na chuva é desafiador, mas nem por isso o condutor deve deixar de prestar atenção nos pedestres. Arremessar água ou detritos nos transeuntes utilizando o carro é uma infração média, sujeita a multa de R$ 130,16 e quatro pontos na CNH.

3. De olho ao estacionar

O código também não dá trégua para o motorista que não estaciona da maneira correta. É proibido, por exemplo, estacionar o veículo “nas esquinas e a menos de cinco metros do bordo do alinhamento da via transversal”. A multa e os pontos variam de acordo com a situação.

4. Cantar pneu é problema

Gosta de “cantar pneu”? Pois saiba que usar o carro “para demonstrar ou exibir manobra perigosa, mediante arrancada brusca, derrapagem ou frenagem com deslizamento ou arrastamento de pneus” é uma infração gravíssima. A penalidade é multa multiplicada por 10, suspensão do direito de dirigir e apreensão do carro.

5. Não esqueça do óculos

A última infração é um pouco mais óbvia: motoristas que necessitam de óculos ou aparelho auditivo para dirigir podem ser punidos quando estão sem os equipamentos. Assim como no item acima, a natureza da falta é gravíssima.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário