scorecardresearch ghost pixel



GOLPE: influenciadores estão divulgando site falso que usa nome da SHEIN

Ao menos nove influenciadores teriam divulgado um link que rouba os dados bancários dos usuários. A promessa é de dinheiro por avaliação de roupas.



No mínimo, nove influenciadores fizeram propaganda para um site falso que usa o nome da SHEIN, induzindo usuários a cair em um golpe bancário. Nas postagens, eles afirmam que é possível ganhar dinheiro somente ao avaliar roupas da marca. Ao ser procurada pelo G1, a empresa informou que não é responsável pela campanha.

Leia mais: Eles querem te confundir! Bandidos usam ChatGPT para aprimorar golpes

Com isso, a SHEIN afirmou que já está tomando as medidas legais e cabíveis sobre o uso indevido de sua marca e segue recomendando que nenhum consumidor se cadastre no site divulgado pelos influenciadores. Entre os influencers que também caíram no golpe, estão Pétala Barreiros, Yanka Barreiros, Nadja Pessoa e Jéssica Amaral.

Enquanto alguns citam o nome da SHEIN durante a propaganda, outros apenas afirmam que “grandes marcas estão falindo”. Além disso, os influenciadores afirmaram ainda que é possível ganhar um real por peça avaliada.

Aplicativo é, na verdade, um golpe

Nos vídeos divulgados, eles afirmam que o novo aplicativo seria uma estratégia para que as marcas se recuperem de uma suposta crise causada por coleções que não tiveram bons resultados. Um senso de urgência também é criado nos seguidores, visto que os influencers afirmam que há “poucas vagas” disponíveis para a suposta ferramenta.

De fato, não há nenhum aplicativo nessa história.

O link divulgado direciona os internautas para um site. Nele, os usuários são induzidos a pagar uma taxa que serviria para dar direito aos pagamentos por avaliações. Sendo assim, é preciso informar os dados pessoais e bancários.

Com os links divulgados, dois sites apareceram: o Money Looks e o Segredo Dinheiro.

Nenhum dos links repassados direcionam os usuários para o site da SHEIN.

Como se proteger contra o golpe

De acordo com especialistas, é possível evitar cair nessa fraude seguindo algumas dicas.

  • Não informe dados bancários em sites de supostas promoções;
  • Desconfie de formas fáceis e rápidas de ganhar dinheiro;
  • Verifique se o link é realmente confiável, procurando a página diretamente no site da empresa, não no link divulgado;
  • Caso o anúncio seja de um aplicativo, verifique se ele está no App Store ou no Google Play Store. Não conceda permissões excessivas.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Segurança Cibernética, Hiago Kin, os golpes se propagam com tanta facilidade devido à ação dos influenciadores, que sempre recomendarem aplicativos e sites sem ter a devida consciência de que devem buscar a veracidade e a segurança dos links compartilhados.

“A estratégia se aproveita da falta de preparo e da irresponsabilidade destes influencers e até de agências de representação, que os auxiliam na negociação das postagens publicitárias”, afirmou Kin.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário