Uma nova massa de ar frio chegará ao Brasil ao longo dessa semana, sendo a responsável por derrubar as temperaturas em diversos estados. Segundo o serviço de meteorologia, essa será a frente fria mais forte do ano até o momento, mesmo que seja um pouco menos intensa do que as que geralmente ocorrem no inverno.
Leia mais: Sal grosso e vinagre: simpatia milagrosa atrai dinheiro e prosperidade
Desse modo, a massa de ar fria irá prolongar o período de temperaturas amenas no Rio Grande do Sul, chegando já nesta segunda-feira (17). No entanto, a maior área da massa chega no meio da semana. Além dela, espera-se também um ciclone extratropical entre o Sul e Sudeste do país, gerando um ar mais seco e frio.
Com isso, as temperaturas na fronteira entre o Sul gaúcho e o Uruguai devem chegar a 2ºC nas madrugadas de quinta e sexta. Já na Grande Porto Alegre, as mínimas podem ficar em 12ºC na quinta (20) e 10ºC na sexta (21).
E nas demais regiões do Brasil?
A massa de ar frio seguirá até o Norte, impulsionada pelo ciclone extra tropical. No Centro-Oeste e no Sudeste, ela chegará reduzindo consideravelmente as temperaturas, com mínimas mais baixas também para a segunda metade da semana. Em São Paulo, a mínima deve ficar entre 12ºC e 13ºC na sexta (21) na capital e com diversos municípios paulistas chegando a temperaturas inferiores a 10ºC.
Já no Centro-Oeste, a massa de ar frio terá maior influência sobre o Mato Grosso do Sul, a partir de quinta-feira (20). Dessa forma, cidades como Ponta Porã, Dourados e arredores devem ter temperaturas abaixo dos 10ºC. O ar frio chegará também ao Sul de Goiás, porém de forma mais branda.
Formação de Geada
Com esse novo evento, a expectativa é que ocorra o primeiro evento de geada em maior número de municípios do ano. Vale ressaltar que já tiveram alguns acontecimentos de geada neste ano devido incursões de ar frio, mesmo no verão. Porém, elas ocorreram de forma muito localizada e em locais de maior altitude.
Assim, a probabilidade de geada é maior na sexta-feira durante a madrugada, em algumas cidades do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Elas deverão ser de baixa intensidade nas regiões metropolitanas, enquanto poderão ser de moderadas a fortes em baixadas e regiões serranas.
Por fim, há possibilidade também de geada em pontos do Sudeste. Com isso, deve gear nesta sexta (21) na Serra da Mantiqueira, em São Paulo, e em alguns pontos do Sul de Minas Gerais.