scorecardresearch ghost pixel



Pronampe: Lula confirma ampliação do prazo para pagamento de empréstimos

Programa de apoio a micro e pequenas empresas tem prazo de pagamento ampliado em dois anos.



O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aprovou nesta segunda-feira, 24, a ampliação do prazo de pagamento de empréstimos do Pronampe. O programa oferece crédito com condições especiais para desenvolvimento e fortalecimento de micro e pequenas empresas brasileiras.

Leia mais: Empresa ‘misteriosa’ fecha parceria com a Shein no Brasil; o que vai mudar?

Agora, os contratantes têm até 6 anos para pagar, e não mais 4 anos. Além disso, a lei sancionada amplia o prazo de carência para 12 meses, ou seja, é possível começar a pagar após um ano da contratação.

Também foi estabelecida um teto para a taxa de juros dos empréstimos, que passa a ser de 6% mais a Selic (atualmente em 13,75% ao ano). Outra novidade é que o crédito contratado pelas empresas desde 2021 poderá ser renegociado.

As mudanças no Pronampe são válidas desde outubro de 2022, quando o governo de Jair Bolsonaro editou uma medida provisória (MP) sobre o assunto. Entretanto, o texto foi aprovado pelo Senado recentemente, já que MPs precisam ser validadas pelo Congresso em até quatro meses ou perdem efeito.

Sobre o Pronampe

O Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte foi criado em 2020, durante a pandemia de Covid-19, para ajudar os negócios do país durante a crise. O contratante pode solicitar até 30% do seu faturamento emprestado, com liberação mais rápida e condições especiais.

Em caso de inadimplência, operações não honradas são cobertas pelo FGO (Fundo de Garantia de Operações), administrado pelo Banco do Brasil.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário