Quem bebe café todos os dias DEVE saber dos riscos que está correndo

O brasileiro ama um café, independente do horário, mas será que você conhece os efeitos reais de consumir esse tipo de bebida todos os dias? Entenda.



O café é uma fonte de cafeína, um estimulante que ajuda a aumentar a energia e a concentração. Portanto, muitas pessoas não dispensam uma xícara para garantir boa disposição logo de manhã. No entanto, se você faz parte do time que está sempre aberto a um cafezinho, é preciso tomar cuidado. O excesso tem seus riscos, então confira algumas dessas consequências indesejáveis. 

Veja também: Café menos amargo é possível: veja como adoçá-lo sem açúcar ou adoçante

Os principais benefícios do café 

Desde que seja consumido sem açúcar e aditivos, somado às doses moderadas, o café tem muitos benefícios. O primeiro deles está ligado à própria concentração de cafeína, que aumenta a energia, viabilizando a prática de atividades físicas. 

A bebida tem magnésio, potássio e vitamina B2, demonstrando ser um elemento nutritivo e importante na dieta. Nesse caso, concentra polifenóis que combatem radicais livres, reduzindo a incidência de quadros de câncer. 

Você bebe café todos os dias? Cuidado!

É importante lembrar que o consumo excessivo de café pode ter efeitos negativos, como ansiedade, insônia, taquicardia, dor de cabeça e desconforto estomacal. Isso mostra que algumas pessoas devem evitar ou controlar sua ingestão. 

Considerando possíveis contra-indicações, o café não é recomendado para mulheres grávidas e lactantes. Essa precaução existe porque a cafeína afeta o desenvolvimento do feto, prejudicando sua formação.

Pensando nessa mesma substância, por acelerar o fluxo sanguíneo, pacientes com cardiopatia também precisam redobrar os cuidados. Contudo, aqueles que têm alguma sensibilidade, podem optar por versões descafeinadas. 

Afinal, quantas xícaras de café você pode beber por dia? 

A maioria das organizações de saúde concorda que o consumo moderado de café (cerca de 3 a 4 xícaras diárias) não é prejudicial à saúde. Ainda assim, verifique sempre a quantidade de cafeína no rótulo, que não deve ultrapassar 400mg por dia. 

As recomendações devem seguir características individuais, ou seja, pessoas ansiosas, com risco de ataque cardíaco, precisam de acompanhamento. Com isso, o médico consegue definir quais são as melhores orientações.

Foto: ondar Pavel/Shutterstock




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário