scorecardresearch ghost pixel



Segredo que ninguém conta para fritar peixe sem deixar cheiro na cozinha

Peixe frito é uma delícia e você não deve deixar de preparar essa receita pelo cheiro desagradável. Este truque vai te ajudar a eliminar o odor da fritura.



Infelizmente, qualquer fritura pode deixar aquele cheiro na cozinha e até em outros cômodos da casa. Algumas pessoas até desistem de realizar determinado preparo para evitar esse tipo de problema. Afinal, se você tiver visita, não vai querer que ela sinta odores desagradáveis, não é? No entanto, existe um truque que funciona de verdade e elimina de uma vez o odor de peixe frito. Confira. 

Veja também: POR QUE comer um ovo frito antes de beber cerveja mudará sua vida

Descubra o motivo pelo qual o peixe tem um odor estranho 

O peixe tem uma substância específica chamada óxido de trimetilamina (OTMA), que faz com que ele tenha esse cheiro. Algumas espécies concentram maiores quantidades desse composto químico, como a sardinha e o bacalhau. 

Nesse caso, quando esse tipo de carne branca entra em contato com a gordura da fritura, esse odor peculiar fica ainda mais forte. Isso faz com que você até pense duas vezes antes de empanar e fritar iscas de peixe. 

Como eliminar o cheiro de peixe frito da cozinha? 

Para reduzir o cheiro de peixe na cozinha é possível mergulhar o filé no leite por 10 minutos, meia hora antes de fritar. Durante o preparo, observe se ele está seco antes de adicioná-lo na frigideira ou no óleo, para não comprometer o sabor. 

Na hora que estiver limpando o peixe, corte os filés e passe um pouco de gengibre ralado na superfície. Espere 30 minutos e depois lave com água fria, para remover os resquícios do tempero e não deixá-lo ácido. 

Outra dica eficaz é manter uma panela ao lado, com água fervente, vinagre, cascas de limão, laranja e cravo. Essa mistura vai agir como um aromatizador que reduz cheiros desagradáveis durante diversos preparos culinários. 

Para quem está com pressa, também vale adicionar casca de limão e dente de alho picado no óleo. Essa alternativa rápida reduz o mau cheiro, porque esses ingredientes conseguem absorver parte das partículas aromáticas. 

Mantenha o ambiente da cozinha ventilado 

Por fim, se você não tiver um exaustor ou uma coifa, capaz de filtrar os cheiros do ambiente, abra as janelas. É preciso dispersar o mau cheiro para que ele não fique tão perceptível e intenso, com janelas abertas e ventiladores. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário