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Usa aplicativo do Nubank? Então você precisa ver ESTE comunicado!

O Instituto de Defesa do Consumidor deu 15 dias para a explicação do Nubank sobre golpes que têm afetado clientes com celulares Android.



O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) na última quinta-feira (6) o Nubank sobre golpes que estão ocorrendo no aplicativo do banco. Há dias, consumidores afirmam que suas contas foram invadidas por hackers, que fizeram empréstimos e transferências para outras contas em questão de segundos, sem que o sistema de segurança do banco bloqueasse essas transações.

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Na notificação, o Idec questiona como o Nubank garante a segurança de seus clientes e solicita informações sobre medidas preventivas e reparação de danos aos afetados.

As reclamações sobre a falta de segurança do aplicativo do Nubank têm surgido em diversas plataformas, como redes sociais e o site consumidor.gov.br. As vítimas alegam que o banco não possui ou não utiliza um sistema eficiente para bloquear transações suspeitas. Em alguns casos, os criminosos conseguiram fazer transferências que totalizaram valores elevados em questão de minutos, mesmo sem o cliente ter feito retiradas superiores a R$ 250,00 naquela conta.

O Nubank se pronunciou sobre o assunto, enviando um alerta para o e-mail de seus clientes, no qual classifica a fraude como golpe de acesso remoto.

Segundo o comunicado, os fraudadores conseguem realizar transferências bancárias após o consumidor fazer o download de aplicativos piratas, que permitem o acesso remoto de terceiros ao celular da vítima. O banco recomendou que seus clientes baixassem a versão atualizada do aplicativo, que supostamente previne o problema.

Órgão e clientes questionam o Nubank sobre golpes e empresa tem 15 dias para responder

O Idec cobra informações adicionais do Nubank sobre o fato, questionando por que medidas preventivas não foram adotadas com maior antecedência e de que forma o banco está lidando com as pessoas que foram vítimas dos golpes. No caso atual, clientes com aplicativo para o sistema Android estão sendo vítimas de um malware que consegue “se passar” pelo app do banco dentro do app original do Nubank.

O instituto destaca que é responsabilidade do banco garantir a segurança dos serviços prestados, arcando com eventuais prejuízos causados aos consumidores.

O Código de Defesa do Consumidor e decisões judiciais reforçam a necessidade de os bancos garantirem a segurança das contas bancárias de seus clientes e responderem pelos danos causados em caso de fraudes e delitos praticados por terceiros.

O Nubank tem o prazo de 15 dias corridos para enviar as respostas ao Idec. Na nota, o Idec evidencia a importância de as empresas fornecedoras de serviços financeiros investirem em sistemas eficientes de segurança e se comprometerem com a reparação de danos causados por fraudes e delitos praticados por terceiros. Além disso, alerta os consumidores a tomarem precauções ao realizar o download de aplicativos e a ficarem atentos a qualquer atividade suspeita em suas contas bancárias.




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