Você coloca o celular para carregar na tomada e percebe que o carregador está mais quente do que deveria? Existem alguns motivos básicos que podem fazer com o aparelho fique sobrecarregado e aqueça de repente.
Veja também: 5 erros bobos ao carregar o celular que reduzem a vida útil do aparelho
Veja quais são as principais dicas para evitar que seu carregador seja descartado antes da hora apenas por ficou tempo demais ligado na rede de energia elétrica.
Por que seu carregador esquenta?
Entenda quais são os motivos fazem seu carregador de celular ficar bem mais quente do que deveria ser em condições normais.
1 – Incompatibilidade do carregador
Embora não pareça, a verdade é que o carregador de cada celular ou marca foi feito com determinadas características. Isso quer dizer que dispositivos diferentes podem demandar tipos de aparelhos para carregamento diferentes. Se você sempre utiliza o mesmo, aumentam as chances de defeito e de esquentar repentinamente.
2 – Utilizar carregadores falsificados
O carregador original do seu celular pode realmente ser caro, mas é melhor pagar um pouco a mais do que recorrer a algumas opções paralelas ou até mesmo falsificadas de outras marcas. Esses objetos podem esquentar e até danificar o seu smartphone.
3 – Filtros de linha
Os famosos filtros de linha são soluções eficientes para ligar vários aparelhos em apenas uma tomada. O problema é que ele pode demandar mais energia para que alguns carregadores ou outros aparelhos funcionem corretamente. Isso proporciona o aquecimento no frio.
4 – Manter o carregador em local quente
Especialmente no verão, se o carregador for mantido em um local quente, ele tem mais chances de esquentar e de ficar danificado. Procure sempre carregar o celular em algum lugar arejado e com boas condições, sem que seja calor.
5 – Não deixar o dispositivo carregar em paz
Por fim, se você é do tipo ansioso e não consegue esperar o fim do carregamento, saiba que utilizar o celular enquanto o objeto está na tomada pode esquentar os cabos de danificar o aparelho.