scorecardresearch ghost pixel



Alerta! Estes remédios são possíveis causadores de demência, diz estudo

Estudo comprova que, em longo tempo de uso, estes medicamentos causam danos ao cérebro.



A ciência sempre está revelando novidades para a gente, com base em estudos cuidadosos. A bola da vez é a descoberta surpreendente de que existem dois medicamentos que provocam demência. Saiba quais são eles e previna-se.

Leia também: Medicamentos próximos ao vencimento serão distribuídos pelo governo

Medicamentos que provocam demência
‘’Foto: gettysignature/Canva Pro.’’

Como foi o estudo que descobriu os medicamentos que provocam demência?

A princípio, realizado em conjunto entre a Universidade de Washington e o Group Health, o estudo foi publicado em 2021 no site Harvard Health Publication. No entanto, os pesquisadores mostraram que medicamentos de duas substâncias oferecem risco grande para a demência.

Os benzodiazepínicos são tranquilizantes e sedativos comercializados, como Alprazolam, Bromazepam, Diazepam, Zolpidem, etc. Já os anticolinérgicos são antiespasmódicos, combatendo contrações musculares involuntárias e dores em partes do corpo. São comercializados como, por exemplo, Buscopan.

Para os benzodiazepínicos, o estudo acompanhou 3.500 homens e mulheres, com 65 anos ou mais, por sete anos. Descobriu que aqueles que usaram a substância por mais de seis meses, tinham 84% de risco para desenvolvimento de Alzheimer.

Ao mesmo tempo, analisou 2000 homens e mulheres com a mesma idade que tinham Alzheimer e descobriram que o uso da substância esteve presente entre 5 e 6 anos antes do diagnóstico.

O estudo acompanhou 3.500 homens e mulheres com 65 anos ou mais para avaliar os anticolinérgicos também num período de sete anos. Descobriram que o uso contínuo da substância por três anos aumenta o risco de demência em 54%. E o diagnóstico da doença se deu em 800 pessoas.

Por que os dois medicamentos causam demência?

Os benzodiazepínicos e anticolinérgicos afetam os neurotransmissores. Os primeiros produzem ácido gama-aminobutírico, o gaba. Portanto, ele retarda as atividades cerebrais para oferecer a sensação de relaxamento profundo.

No entanto, os anticolinérgicos bloqueiam a acetilcolina, um neurotransmissor ligado à contração dos vasos sanguíneos, coração e sistema digestivo. Só que ele também participa do aprendizado e da memória.

Portanto, previna-se e use os medicamentos com total moderação!




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário