scorecardresearch ghost pixel



Calotes milionários: por que donos de carrões optam por não pagar IPVA?

Nove dos dez maiores devedores do imposto em São Paulo são donos de carros de luxo. Opção por não pagar IPVA tem justificativa?



Um fenômeno tem chamado atenção em São Paulo: 9 dos 10 maiores devedores de IPVA do estado são donos de carros de luxo, como Ferrari e Lamborghini. Apesar de terem recursos financeiros, eles optam por não pagar o IPVA. Continue lendo e entenda.

Leia também: Fato ou fake: motorista que atrasa o IPVA pode ter a CNH cancelada?

Entre as justificativas está o alto custo do imposto, correspondente a 4% do valor da Tabela Fipe. Esses donos preferem investir o dinheiro que seria destinado ao pagamento dos impostos e quitar a dívida quando decidirem vender o veículo. Além disso, existe a prescrição da dívida após cinco anos, de acordo com a lei.

Especialistas em finanças pessoais argumentam que, com a taxa Selic atingindo 13%, o rendimento de uma aplicação financeira seria capaz de pagar a dívida acumulada.

Não pagar IPVA pode levar a apreensão do carro de luxo

No entanto, a inadimplência impede que o veículo seja licenciado e pode resultar até mesmo em apreensão durante blitz, além de multa de R$ 293,47 e sete pontos na carteira de habilitação.

Os devedores também são incluídos no Cadin Estadual, o Cadastro Informativo dos Créditos não Quitados de Órgãos e Entidades Estaduais. Mesmo assim, a maioria dos carros está registrada em nome de pessoas jurídicas, não físicas.

Segundo especialistas que assessoram a compra de carros premium, é comum verificar e descontar os débitos na hora da venda e a existência de multas não é o único motivo para que os carros esportivos sejam registrados em nome de empresas.

Há, por exemplo, uma preocupação com segurança e privacidade, e registrar o veículo em nome de uma empresa proporciona uma camada adicional de proteção nessas questões.

Existe o argumento das multas? Sim, mas existe uma falsa crença de que os carros esportivos estão no nome de PJs apenas somente por isso. Há uma preocupação enorme também com segurança e privacidade. Colocar o carro em nome de uma empresa dá uma camada a mais de segurança e privacidade nesses casos” Paulo Korn, da Car Chase Consultoria Automotiva.

Na hora da análise, no entanto, o não pagamento do IPVA pode indicar problemas financeiros mais amplos, não relacionados apenas ao carro em si. Muitas vezes, é um descuido ou delegação dessa responsabilidade para terceiros, como funcionários ou secretárias, que podem cometer erros.

Seja como for, é curioso ver gente tão rica e poderosa acumulando dívidas milionárias de IPVA mesmo ostentando carros luxuosos. Você teria coragem de fazer igual?




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário