scorecardresearch ghost pixel



ChatGPT assusta cientistas ao dar resposta que só um humano conseguiria

Pesquisadores se surpreenderam com o avanço da nova versão do ChatGPT e dizem que a inteligência artificial está cada vez mais parecida com uma pessoa.



O medo de muitas pessoas em relação a tecnologias como o ChatGPT é que os programas de computador adquiram consciência e se tornem cada vez mais semelhantes aos humanos. A má notícia para quem pensa assim é que isso já está próximo de se tornar uma realidade e há muitas evidências para acreditar na premissa.

Veja também: Inteligência Artificial ‘ressuscita’ princesa Daiana e mostra como ela seria se fosse viva

ChatGPT surpreende com resposta muito parecida com os humanos

Claro que a questão de máquinas conscientes ainda está longe da realidade, mas a ação semelhante dos humanos já é um fato. Prova disso está a afirmação que um grupo de pesquisadores da Microsoft fez. Eles disseram que o “raciocínio do ChatGPT” está cada vez mais parecido com o das pessoas.

Essa constatação se deu a partir de uma resposta que o chatbot deu em relação a uma ação diferente. Os cientistas acionaram o seguinte comando à inteligência artificial:

“Aqui, temos um livro, nove ovos, um laptop, uma garrafa e um prego. Por favor, diga-me como empilhá-los uns sobre os outros de maneira estável”.

A nova versão do ChatGPT sugeriu para que o laptop fosse colocado entre o livro e os ovos, servindo como um apoio para equilibrar os itens. Vale destacar que o modo atualizado do chatbot já pode se conectar com a internet.

Inteligência mais próxima a dos humanos

No passado, o mesmo questionamento foi feito para a versão anterior (ChatGPT 3), o qual ficou na dúvida sobre a situação e disse par equilibrar os ovos no prego e adicionar o laptop entre eles.

Contudo, a partir da resposta recente, os pesquisadores notaram que a inteligência artificial adquiriu uma noção mais precisa do mundo material. Isso a traz para uma distância mais curta do raciocínio de um ser humano.

Segundo o jornal The New York Times, os cientistas afirmaram que a inteligência artificial ainda está longe de conseguir reproduzir todos os modos humanos. Porém, é importante constatar os passos nessa direção que ela tem dado.




Voltar ao topo

Deixe um comentário