A MetSul Meteorologia divulgou esta semana a previsão da chuva para o Centro-Oeste, o Sudeste e o Sul do Brasil até o fim de maio. Se você mora em uma dessas regiões, continue lendo para saber o que esperar do tempo nos próximos dias.
Leia também: Quando o frio vai embora? Segunda (22/05) começa com chuva NESTAS regiões
Segundo a análise, é mesmo esperado o retorno da chuva nessas regiões, com novos episódios de instabilidade no Sul. No entanto, o tempo mais instável será mais para o final do mês, especialmente no Centro-Sul do país.
Isso porque, atualmente, o Centro-Oeste e o Sudeste estão sob a influência de uma grande massa de ar seco, o que tem inibido a ocorrência de chuvas. Em muitas dessas regiões, como Minas Gerais, Goiás e o interior de São Paulo, não choveu neste mês.
Na cidade de São Paulo, por exemplo, a última precipitação significativa ocorreu há dez dias, com 13,6 mm em 24 horas. Em Franca, no norte paulista, ainda não houve registro de chuva em maio.
Veja qual a previsão de chuvas até o final de maio, por região
A previsão indica que o tempo continuará seco na cidade de São Paulo e na maior parte do interior do estado. A semana será completamente sem chuvas em quase todo o estado de São Paulo, com ar seco e quente, o que resultará em tardes de temperatura elevada para esta época do ano.
A chuva retornará de forma mais ampla a São Paulo entre os dias 28 e 31 de maio, devido à passagem de uma frente fria. Essa frente fria também trará chuvas para algumas regiões do Oeste, Centro e Sul de Minas Gerais, que estão há semanas sem chuva, assim como para o Rio de Janeiro entre os dias 29 e 31.
No Centro-Oeste, haverá chuvas pontuais no Mato Grosso do Sul e na região Oeste do Mato Grosso no início da semana, mas o tempo seco prevalecerá durante a semana. No final do mês, uma frente fria trará chuvas mais abrangentes para o Mato Grosso do Sul, várias áreas do Mato Grosso e até mesmo para o Sul de Goiás.
No Sul do Brasil, uma frente fria trará mais nuvens e chuvas irregulares no início da semana, com baixos volumes de precipitação. No entanto, ao longo da semana, o tempo deve ficar predominantemente firme, com altas temperaturas para essa época do ano durante as tardes.
A partir de sexta-feira (26), a chuva começará a se intensificar em parte do Rio Grande do Sul e haverá instabilidade durante o próximo fim de semana nos três estados da região Sul. No final do mês, a instabilidade poderá se intensificar no Paraná, com chuvas novamente mais generalizadas e volumes altos em algumas localidades.
De acordo com o mapa disponibilizado pela MetSul, os maiores volumes de chuva são esperados para o Sul do Brasil, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro. Grande parte dessas precipitações no Sul ocorrerá nos últimos dias de maio, enquanto no Centro do Brasil a maioria da chuva projetada se concentrará nos últimos dias do mês. Algumas áreas mais ao Norte do Centro-Oeste e Sudeste podem permanecer sem chuva até o final de maio.