scorecardresearch ghost pixel



De queridinha à vilã: por que as pessoas estão parando de usar colher de pau?

Existe uma justificativa forte dada pelos especialistas para que a gente tenha cuidado ao usar colher de pau e outros utensílios de madeira



Se você está acostumado a usar utensílios de madeira no dia-a-dia para preparar os alimentos, saiba que é preciso cuidado. O pior é que este assunto já virou polêmica, envolvendo principalmente a colher de pau, o utensílio mais popular desse tipo. Saiba o motivo.

Leia mais: Ingrediente secreto da sua cozinha deixa os tapetes do carro como novos

Por que não usar ou evitar colher de pau e outros itens de madeira na cozinha?

A colher de pau, assim como garfos, facas, colheres, tigelas, pratos, socadores e rolos de madeira devem ter um uso comedido. Isto porque, segundo especialistas, a madeira é extremamente porosa, ou seja, absorve não só nutrientes, mas gordura dos alimentos.

Com tanta retenção, esses utensílios viram foco de muitos micro-organismos que não são vistos a olho nu. Por ser sinuosa, a madeira tem canais internamente onde se criam verdadeiras colônias de bactérias e fungos. O resultado é que estes micróbios passam para outros alimentos que serão preparados com os itens.

Desde 2004, o uso dos utensílios de madeira está proibido nas cozinhas de bares e restaurantes de acordo com medida da Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. Em casa, é importante fazer uma utilização consciente limpando bem, conforme recomendação a seguir.

Como limpar adequadamente os itens de madeira da cozinha?

Os especialistas enfatizam que é importante limpar bem a colher de pau e outros utensílios de madeira que você usa em casa. Uma lavagem convencional não ajuda a remover todo resíduo dos alimentos.

É claro que a água e o sabão são imprescindíveis, mas a lavagem perfeita se completa com a fervura desses itens. Como é altamente isolante, a madeira fervida não se danifica. A água fervida age dentro dos seus canais, desinfetando de todos os micro-organismos.

Depois dessas dicas, não se preocupe: continue usando sua colher de pau, mas com consciência!




Voltar ao topo

Deixe um comentário