scorecardresearch ghost pixel



Descalço ou chinelo no pé? Afinal, o que resulta em multa para o motorista?

Uma das principais dúvidas dos motoristas na hora de sair de casa com pressa é: dirigir descalço ou de chinelo pode gerar multas? Descubra!



Até hoje, é possível encontrar motoristas com dúvidas na hora de afirmar se é permitido ou não dirigir de chinelo. Descalço dá algum problema? É uma confusão só! Saiba de uma vez por todas se essas práticas podem ser consideradas uma infração de trânsito, visto que assim elas devem gerar uma baita multa para os condutores.

Leia mais: Grave! Nova lei pega motoristas de surpresa com multa de R$ 239,47

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), não é proibido utilizar chinelos ou estar descalço durante a condução de um veículo, contudo também não está escrito em lugar algum que é permitido dirigir dessa forma.

Além disso, o Artigo 252 estabelece que dirigir com um calçado que não fique preso aos pés ou que comprometa o uso dos pedais é considerado uma infração média. Dessa forma, o condutor que for flagrado dirigindo nessas condições estará sujeito à multa e soma de até quatro pontos na carteira de motorista.

Quais os sapatos proibidos para dirigir?

Há um consenso sobre os tipos de calçados que não devem ser utilizados na hora de conduzir um veículo, visto que eles comprometem a capacidade de utilização dos pedais e coloca em risco a segurança do trânsito e das pessoas.

Os sapatos proibidos no momento de dirigir são:

  • Sandálias com salto;
  • Sapatos com solado muito grosso;
  • Sandálias abertas, como chinelos;
  • Calçados com solado escorregadio;
  • Sapatos com atacadores longos.

E dirigir descalço?

Diferente da direção com os sapatos inadequados, dirigir descalço não configura uma infração de trânsito, uma vez que é melhor retirar o que quer que esteja usando do que utilizar calçados que são perigosos para a condução.

Claro, caso o motorista se envolva em algum acidente e ele esteja sem calçados, poderá sofrer as consequências nos casos em que fique comprovado que o criador do problema foi a ausência de sapatos propícios para a direção.

Desse modo, é sempre importante estar utilizando um sapato adequado na hora de dirigir, um que seja confortável, firme e que não desliza nos pedais. Escolha dirigir descalço somente quando a opção for ainda pior, como no caso de sandálias de salto ou diante do uso de qualquer um dos outros calçados citados anteriormente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário