scorecardresearch ghost pixel



Empregos em risco? 5 profissões podem sumir 1º com o domínio das IAs

Entenda como a Inteligência Artificial, especialmente a generativa, pode impactar algumas profissões no futuro.



Constantemente melhorada, a Inteligência Artificial (IA) é o tema do momento. Com diversos exemplos de programas, ela atua na simulação de funções que podem ser praticadas por seres humanos. Um dos maiores medos envolvendo o seu avanço tecnológico é uma plausível substituição de algumas profissões. Será mesmo?

Veja também: Ainda tem medo da Inteligência Artificial? 5 usos dela provam o contrário

Afinal, se realmente acontecer, quais seriam os empregos com potencial de serem impactados? É o que veremos.

Quais profissões serão mais impactadas pela Inteligência Artificial?

Em março, comentamos aqui sobre um relatório efetuado pelo banco Goldman Sachs. Nele, foi previsto que mais de 300 milhões de empregos podem ser afetados diretamente pelo desenvolvimento de inteligências artificiais generativas. Foram citadas profissões como cargos de escritório, suporte administrativo, cargos jurídicos e cargos de arquitetura e engenharia.

Ademais, para acrescentar no debate, os desenvolvedores de tecnologias do tipo comentam que a ferramenta deve ser usada para auxiliar e potencializar o trabalho – e não substituir a função humana.

1. Profissões que atuam no atendimento ao cliente

Um estudo conduzido pela empresa de pesquisa Gartner acredita que os chatbots serão o principal meio de canal de atendimento para cerca de um quarto (25%) das empresas nos próximos quatro anos.

É relatado que os chatbots não irão substituir totalmente a função que a tecnologia pode atuar em conjunto com os humanos.

2. Escritores

A inteligência artificial consegue criar conteúdos que demoraram um tempo para serem colocados na prática por seres humanos. Em outras palavras, ela simplesmente recorre até o seu banco de dados e traz nele uma bela produção do que foi solicitado.

Logo, empregos que trabalham com a criação de conteúdo, assim como jornalismo e publicidade, serão um dos impactados. Vale novamente ressaltar que a depender do seu uso, a IA pode ajudar na captação de informações, verificação dos fatos e na elaboração de novas ideias, assim como na criação de narrativas mais envolventes.

Apesar dela não ser consciente, ela foi programada e ensinada por seres pensantes que podem trazer boas ideias no seu banco de dados.

3. Professores

Em um futuro talvez não tão distante, há uma possibilidade das crianças serem ensinadas por programas de IA. Ainda é uma missão complicada. A tecnologia ainda precisa de algumas melhorias para ter mais informações de qualidade e repassar conteúdos importantes, como deve ser num processo de aprendizado.

4. Programadores

Ao mesmo tempo que os programadores podem abraçar as tecnologias baseadas em Inteligência Artificial e serem mais produtivos, há também o risco do fato dela ter conhecimentos avançados em programação. Com cada vez mais a adoção de tecnologias, o encarregado responsável programar continuará em alta por bastante tempo.

5. Contadores

As empresas de contabilidade são essenciais para qualquer negócio. O relatório do Goldman Sachs citou cargos de escritório como uma das profissões que serão mais impactadas em decorrência da inteligência artificial.

Por mais que a tecnologia da Inteligência Artificial deva ser algo para potencializar profissões, preferências serão estabelecidas em um futuro — ou já no presente. Para os que vão entrar ou já estão no mercado de trabalho, será cada vez mais que tenham que se adaptar com recursos de inteligência artificial capazes de otimizar e automatizar tarefas mais complicadas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário