scorecardresearch ghost pixel



Emissão da nova carteira de identidade começa para crianças e jovens de até 18 anos

Novo documento terá o CPF como número de identificação único e válido em todo o território nacional.



A espera pela emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) acabou para os moradores do Rio de Janeiro. O Detran.RJ começou a emitir, para um novo público, o documento que vai substituir o antigo Registro Geral (RG) e tem o CPF como número de identificação único em todo o território nacional.

Leia mais: CONFIRMADO novo feriado para 02/05; moradores vibram com notícia

A CIN já está disponível para crianças e jovens até 18 anos de todo o estado. A emissão no Rio começou em janeiro, mas desde então somente crianças de 0 a 11 anos recebiam o modelo atualizado.

Agora, a nova identidade será emitida para todas as pessoas nessa faixa etária que forem tirar a primeira via do RG nos postos de identificação civil do Detran.RJ. O serviço ainda não está disponível para quem precisa emitir a segunda via.

O interessado em obter o documento para um menor de idade sob sua responsabilidade deve apresentar certidão de nascimento com o CPF da criança ou adolescente, ou a certidão original e o documento de inscrição no CPF. Quando o pequeno não tiver CPF, só será possível obter o modelo de identificação antigo.

Mudanças com a CIN

A CIN traz uma série de mudanças e dispositivos de segurança novos para os brasileiros, como um QR Code para verificar sua autenticidade. Por meio do código, também é possível saber se o documento foi furtado ou extraviado.

Outro item adicionado é o código internacional MRZ, o mesmo usado nos passaportes, que facilita a utilização da identidade em viagens, já que pode ser lido nos terminais de autoatendimento dos aeroportos.

Segundo o presidente do Detran.RJ, Adolfo Konder, a CIN “evita a duplicidade de registros” e diminui as chances de fraude. “Hoje, a pessoa pode tirar um RG diferente em cada estado da federação. Com a CIN isso vai acabar”, diz.

O documento tem validade de cinco anos para crianças de até 11 anos e de dez anos para pessoas entre 12 e 59 anos. Já para idosos com mais de 60 anos, sua vigência é indeterminada.

O RG continua válido até 28 de fevereiro de 2032, quando todos os cidadãos com menos de 60 anos deverão obrigatoriamente substituir a versão antiga pela CIN. No Rio, a expectativa é que a emissão para cidadãos de todas as faixas etárias comece até dezembro de 2023.




Voltar ao topo

Deixe um comentário