Cerca de 22 milhões de brasileiros entregaram a declaração do Imposto de Renda nesse ano. O prazo termina no próximo 31 de maio, então quem ainda não cumpriu com a obrigação fiscal tem que correr para reunir todas as informações e entregar tudo para a Receita Federal, sem esquecer de checar os dados para não cair na malha fina. Todo o processo deve ser feito com cautela, especialmente por causa do mais novo golpe que está fazendo vítimas.
Leia mais: Atenção, MEI: prazo para entrega da declaração anual está se esgotando
Quem já entregou está tranquilo quanto à obrigação, mas uma parte dos contribuintes levaram um susto ao receber um e-mail, enviado supostamente pelo órgão, informando que um erro no documento entregue foi identificado. “Felizmente”, ele poderia ser facilmente corrigido ao clicar em um link.
Isso se trata de um novo golpe no qual os criminosos entram em contato para conseguir os dados da vítima, segundo alerta a Receita Federal. Saiba mais sobre a prática fraudulenta ao longo do texto.
Como funciona o golpe?
Nos últimos dias, o órgão emitiu um alerta sobre a tentativa de fraude. O texto enviado por e-mail avisa que um erro foi identificado na declaração e que é necessário realizar a correção o mais rápido possível, antes do fim do prazo, de 31 de maio. Logo abaixo do texto, está um link. Nele, é possível ter todos os detalhes de como funciona o processo de correção, tudo reunido em um arquivo de PDF, contudo nenhuma dessas informações é verdadeira.
A Receita Federal esclareceu que não envia mensagens aos contribuintes assim ou por mensagem de texto.
Se as pessoas clicarem no link malicioso disponibilizado, se arriscam a ter as informações expostas aos criminosos. Para evitar que isso aconteça, o órgão finaliza o seu alerta com algumas medidas de segurança que os brasileiros podem tomar, como desconfiar sobre a origem desses e-mails e nunca clicar ou abrir arquivos desconhecidos.
Agora, para saber se sua declaração realmente tem um erro, é importante acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (Portal e-CAC). É por meio desse canal que a entidade vai informar qualquer inconsistência identificada no documento.