Este é o pecado MORTAL que churrasqueiros cometem ao salgar a carne

Embora muitas pessoas façam churrasco no final de semana, nem todas sabem preparar a carne perfeita e cometem o erro de adicionar sal na peça.



Independente do corte da carne que você tem disponível para o churrasco, o preparo é extremamente importante. Não adianta ter uma boa proteína, se a receita não aproveita todo o seu sabor. Nesse caso, além do paladar, as carnes devem atender às expectativas de textura. Portanto, confira o que não deve ser feito na hora de preparar o churrasco com os amigos e a família. 

Veja também: 7 cortes de carne super macias que fazem bonito em qualquer churrasco

Afinal, por que não é recomendado colocar sal na carne? 

O sal retira a água do alimento, por um processo conhecido como osmose, no qual ocorre a desidratação da carne. No Brasil, é comum que as pessoas temperem os filés e espetinhos com antecedência, antes de levar na brasa. 

No entanto, esse método de adicionar o sal e os temperos de forma antecipada, deixa as carnes menos apetitosas. Ao contrário do que você imagina, o excesso de sódio ainda pode deixar a receita muito salgada e menos saudável. 

O sal na carne pode estragar o seu churrasco

Caso o sal seja adicionado antecipadamente, a peça vai perder suculência e comprometer a experiência dos convidados. Afinal, ninguém deseja relaxar comendo um pedaço de carne fibrosa e nada macio. 

Se você não quer enfrentar críticas ou mesmo comer um churrasco ruim, adicione o sal na hora que todas as peças estiverem na grelha. Marinadas e especiarias puras, sem aditivos, podem ser usadas alguns minutos antes. 

Lembre-se que a carne precisa ser temperada com sal grosso, que demora para ser absorvido. Essa lenta absorção resulta em uma carne mais macia, principalmente aqueles cortes mais caros, que exigem atenção no tempo de cozimento. 

Quais os cortes de carne mais saborosos para churrasco? 

Os melhores cortes para churrasco podem variar segundo o seu paladar, mas os churrasqueiros iniciantes costumam ter dúvidas. Nesse sentido, é possível mencionar picanha e costela que são carnes mais nobres. 

Quem deseja economizar pode comprar asas de frango, coração de galinha e maminha. Quanto ao sabor, alcatra, fraldinha e contrafilé são as mais versáteis e agradam todo mundo, além de terem um excelente custo benefício. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário