scorecardresearch ghost pixel



Lula lidera discussão para alterar regras de concurso público; veja o que muda

Ministério da Gestão e Inovação apoia projeto do Senado que altera as regras para elaboração de seleção para concurso público. Veja mais!



Neste momento, um projeto de lei que busca alterar as regras para contração por concurso público tramita no Senado. Na prática, o projeto tem o apoio e monitoramento do Ministério da Gestão e Inovação. Entre as novidades propostas pela medida, estão as mudanças nos requisitos para aprovação de candidatos, além da possibilidade de se exigir formação prévia para parte dos concorrentes, além de uma regulamentação do uso de tecnologias.

Leia mais: Candidato aprovado em concurso público é impedido de tomar posse por falta de vacina

Concurso público pode passar por mudanças

Além disso, o governo pretende implantar novas formas de avaliação. Desta forma, a prova escrita, objetiva, dissertativa ou oral não seriam as únicas formas de ingresso ao modelo de trabalho.

Outros métodos avaliativos

Diante deste cenário, o governo aponta como possibilidade de avaliação em seleção pública ações do tipo:

  • Conhecimentos: provas escritas, objetivas ou dissertativas e provas orais, a partir de conteúdos gerais ou específicos;
  • Habilidades: elaboração de documentos e simulação de tarefas próprias do posto, assim como testes físicos compatíveis com as suas atividades;
  • Competências: avaliação psicológica, exame de higidez mental e até mesmo teste psicotécnico.

Remoto

Por fim, o projeto de lei ainda prevê possibilidade de provas a distância, realizadas de forma online a partir de plataformas eletrônicas com acesso individual seguro em ambiente controlado.

Além disso, o projeto apresenta como possibilidade a cobrança por formação prévia. Na prática, ela ocorreria em uma etapa posterior a das provas de seleção, tendo caráter eliminatório, classificatório ou mesmo eliminatório e classificatório. Vale lembrar que alguns concursos, como o do IBGE, já adotam esse tipo de estratégia.

Após a seleção, há uma formação ligada à área em que o profissional irá atuar. Portanto, se o candidato não se adaptar ou tiver a reprovação confirmada, não haverá a efetivação da matrícula.




Voltar ao topo

Deixe um comentário