scorecardresearch ghost pixel



O vinagre pode FREAR o aquecimento global? Entenda a relação

Novo estudo internacional indica que vinagre pode ajudar a frear o aquecimento global e resolver problema histórico das indústrias.



Existe uma relação direta entre o vinagre e a preservação ambiental no mundo. Isso porque engenheiros químicos da Monash University, na Austrália, descobriram um processo industrial que pode ajudar a frear o aquecimento global utilizando vinagre.

Leia também: Descobrimos! ESTE é o benefício de misturar casca de laranja e vinagre em garrafa

O estudo, publicado na revista Nature Communications, apresenta um método para produzir ácido acético a partir do excesso de dióxido de carbono (CO2) presente na atmosfera, o que pode resultar em emissões negativas de carbono. O ácido acético é conhecido como o principal componente do vinagre.

A pesquisa revela que o ácido acético produzido a partir do CO2 capturado por um catalisador sólido econômico pode substituir os catalisadores líquidos à base de ródio ou irídio, que são mais comuns. Os catalisadores líquidos exigem processos adicionais de separação e purificação, enquanto os catalisadores sólidos não necessitam de processamento adicional e também reduzem as emissões.

Como a descoberta de que o vinagre pode frear o aquecimento global impacta a indústria?

Akshat Tanksale, líder da pesquisa, destaca que essa descoberta pode ser especialmente relevante para as indústrias. O CO2 é abundante na atmosfera e é a principal causa do aquecimento global e das mudanças climáticas. Mesmo que todas as emissões industriais fossem interrompidas hoje, os impactos negativos do aquecimento global persistiriam por mil anos, até que a natureza pudesse equilibrar o excesso de CO2.

Durante o estudo, os pesquisadores desenvolveram uma estrutura orgânica de metal (MOF) feita de átomos de ferro conectados por pontes orgânicas. Essa estrutura foi aquecida para quebrar as pontes, permitindo que os átomos se unissem em nanopartículas de ferro com alguns nanômetros de tamanho.

Então, essas nanopartículas de ferro foram adicionadas a uma camada porosa de carbono, formando o primeiro catalisador à base de ferro desenvolvido para produzir ácido acético.

A equipe de pesquisa ressalta a necessidade urgente de remover ativamente o CO2 da atmosfera e convertê-lo em produtos que não liberem novamente o CO2 capturado. Seu objetivo é criar um método industrialmente viável em larga escala que incentive as emissões negativas.

Além de ser mais eficiente e econômico do que os catalisadores líquidos, os novos catalisadores sólidos também têm um potencial significativo para desacelerar o aquecimento global.




Voltar ao topo

Deixe um comentário