Os pais, na tentativa de oferecer uma vida melhor e mais confortável aos filhos, muitas vezes dão conselhos que acreditam ser os melhores para o momento. Infelizmente, nem sempre é assim. Veja o que diz o milionário que desaprova as orientações de alguns pais de adolescentes em 2023 e entenda de onde as críticas estão vindo.
Leia mais: Pai milionário surpreende ao ensinar lição valiosa (e inesperada) aos filhos pequenos
Matt Higgins, um milionário de sucesso e CEO da RSE Ventures, fez a crítica ao comparar com o que vê hoje com a própria realidade. Segundo ele, muitos pais dão conselhos desfavoráveis durante a transição da adolescência para a vida adulta, prejudicando as futuras experiências dos filhos.
Conselhos ruins
É claro que os pais compartilham as experiências que tiveram e tentam evitar que os filhos cometam os mesmos erros. Bem, antes de tudo, é preciso considerar que cada pessoa é única, tem as próprias vontades e desejos para a própria vida. Por isso, algumas “dicas” podem ser prejudiciais. Afinal, quem garante que tudo dará certo?
Mesmo com as boas intenções dos pais, a verdade é que o mundo mudou demais. O mercado de trabalho é muito diferente, cheio de incertezas, demissões em massa e tantas outras barreiras que não condizem mais com os conselhos que se aplicavam antigamente. Não há “receita de bolo” que perdure por anos.
O milionário contou o exemplo que teve em casa. Segundo ele, ainda na infância, levou uma vida de muita pobreza. Ele decidiu deixar a escola para cuidar da mãe, que estava doente. Com isso, enfrentou diversos desafios.
Para ele, o sucesso não reside no seguro, ou seja, ter um emprego “estável”, comprar uma casa… nada disso é garantia. Não precisa ser o caminho a ser seguido por todas as pessoas. O milionário afirma que o pior e mais ultrapassado conselho que os jovens recebem é, ironicamente, optar pela segurança em detrimento da busca por oportunidades e crescimento. Entre os conselhos que ele acredita que devem ser evitados, estão estes:
- “Você precisa ter um plano B em mente”: segundo estudos, isso pode reduzir ainda mais o sucesso do plano principal. Ter um segundo plano antes de concretizar o primeiro é algo que não se justifica. Para ele, se o plano A não der certo, é quando se deve pensar no B;
- “Não se preocupe tanto com coisas pequenas”: nem toda ansiedade é problema. Menos ainda quando leva a pessoa ao movimento. É preciso usá-la a favor de cada pessoa, de forma a usar a ansiedade para ter mais foco e melhor desempenho. Por isso, se preocupar com as pequenas coisas também é importante;
- “Compre uma casa”: é mais inteligente aprender a usar o dinheiro, com economia e preservando a liquidez. A compra de uma casa imobiliza uma quantidade considerável de dinheiro em um único ativo, atrapalhando investimentos mais lucrativos. Alugar, por outro lado, permite que você invista o seu dinheiro em outras áreas, como negócios, ações e muito mais. Apesar disso, é claro, há quem discorde também destes pontos.