Preço médio da gasolina e do diesel apresenta queda, aponta ANP

Dados apontam uma leve queda nos números para o consumidor final, mas os preços ainda são mais altos no Brasil do que no mercado internacional.



O elevado preço dos combustíveis é pauta recorrente entre os brasileiros. Isso, porque muito além do preço final na hora de encher o tanque, tal valor influencia diretamente na logística de transporte de insumos, afetando então o valor de mercado de diversos bens de consumo, assim como itens alimentícios. Felizmente, houve queda!

Leia mais: Gasolina vai ficar mais barata com nova política de preços da Petrobras?

Queda foi registrada em todo o país

Diante desse cenário, o levantamento semanal de preços realizado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) apontou uma leve queda no preço da gasolina e do diesel nos postos de combustíveis de todo o país. O preço médio da gasolina recuou 0,5% enquanto o diesel teve uma redução de 0,97%.

Na prática, os combustíveis estão sendo comercializados a R$ 5,49 e R$ 5,57, respectivamente. Vale lembrar que, na semana anterior, tais valores também já haviam passado por uma pequena redução.

Mercado internacional

Mesmo diante deste cenário de queda no valor cobrado pelos dois combustíveis, vale lembrar que eles seguem mais caros no mercado interno brasileiro do que no internacional. A informação é da Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Em suma, o preço hoje praticado pela Petrobras nas refinarias representa 14% a mais, no caso da gasolina. Já quando o assunto é diesel, o preço é 9% superior ao encontrado no exterior.

A empresa de economia mista confirmou que discute mudanças em sua política de preços. Por fim, a ação pode resultar em uma nova estratégia comercial para a Petrobras, que refletirá nos números para o consumidor final.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário