scorecardresearch ghost pixel



Procon detecta impurezas ‘acima do normal’ e manda confiscar café

Análise feita Funed encontrou impurezas no café. O produto foi recolhido das prateleiras. Veja detalhes para evitar o consumo.



Uma empresa de café foi interditada. Com isso, cerca de 16 toneladas do produto foram apreendidas em Uberaba, em Minas Gerais. O Procon ordenou o recolhimento após encontrar impurezas no café que estavam acima do que é permitido por lei. O estabelecimento fica no Bairro São Cristóvão.

Leia mais: Brasil é o 2º país que mais bebe café; mas então qual ocupa o 1º lugar?

A interdição, segundo o Procon, foi por medida de cautela. As impurezas foram encontradas e notificadas depois de uma análise feita pela Fundação Ezequiel Dias (Funed). Confira todos os problemas encontrados, que são enquadrados como crime contra o consumidor.

Impurezas no café

A análise feita pela fundação constatou impurezas no café, sob condições sanitárias insatisfatórias, onde a mistura de impurezas – como cascas e paus – para aumentar o volume do produto final era elevada. Além disso, o alvará sanitário estava vencido. Outra irregularidade encontrada foi a ausência de seleção de fornecedores.

Diante de tantas falhas, o Procon mandou recolher o café. A empresa só poderá retomar as atividades após fazer o licenciamento por meio do órgão fiscalizador. Durante a fiscalização, o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Civil estiveram presentes e acompanharam todas as etapas.

A responsável pela empresa foi levada para a delegacia. A mulher foi autuada em flagrante por crime contra o consumidor. A marca investigada é o café Uber Ubá, produzido em Uberlândia, no Triângulo Mineiro. A análise feita pela fundação mostrou também a presença de uma impureza ainda mais preocupante.

Estamos falando da substância cancerígena Ocratoxina ‘A’. Ela estava presente no café.

O produto é embalado e distribuído pela Indústria e Comércio de Café Uberaba EIRELI. Os demais cafés rotulados como “embalagem e distribuição por Reyna Produtos Alimentícios LTDA” também precisam ser recolhidos.

Diante de todas as irregularidades encontradas, a Vigilância Sanitária Municipal de Uberaba interditou o estabelecimento de produção até que sejam corrigidos todos os problemas higiênico-sanitários e os indícios de não adoção de boas práticas.

A orientação para todos os consumidores é que fiquem sempre atentos à qualidade do produto. É aconselhável desconfiar de cafés muito escuros, extra-fortes e muito baratos.




Voltar ao topo

Deixe um comentário