scorecardresearch ghost pixel



Quem usar o ‘placa delete’ pode ser preso? Veja o que diz a lei

Entenda o que mudou no código de trânsito brasileiro e veja se quem usar o famoso “placa delete” pode acabar preso por adulteração.



É comum entrar no YouTube ou em outras redes sociais e observar alguns criadores de conteúdo publicando vídeos e fotos de seus carros. Ao se tratar de uma verdadeira máquina, eles fazem questão de tirar a placa para mostrar todo o design do modelo.

Veja também: Agora é permitido avançar no sinal vermelho? Saiba o que diz a nova lei de trânsito

A verdade é que o carro fica bem mais charmoso e bonito dessa maneira, embora isso seja ilegal. No entanto, é possível encontrar objetos chamados de “placa delete” para serem comprados na internet. A função é exatamente esta: remover a placa do carro sempre que quiser.

Com a popularidade dos dispositivos “placa delete”, muitas pessoas começaram a se perguntar se é ilegal instalar o acessório no carro. Entenda mais sobre o assunto a partir de agora.

O que é o placa delete, afinal?

Placa Delete

Primeiramente, o placa delete se trata de um dispositivo que fixa a placa do veículo em ímãs ou em uma moldura extra removível. Dessa maneira, é possível remover com facilidade o item do carro sempre que quiser exibir a grade frontal ou o porta-malas de um jeito diferente, com visual “limpo”.

No entanto, nenhum motorista está autorizado a rodar com o carro sem as placas devidamente fixadas. Ainda assim, a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) diz que não existe uma norma sobre como as placas devem ser fixadas. Usar a placa delete, neste sentido, não seria errado, desde que o objeto de identificação não seja removido em via pública.

Atenção! A placa deve permanecer fixada

Outro cuidado que o motorista precisa ter é o de não deixar que a placa caia do acessório. Passar em buracos, poças de água ou terrenos acidentados pode ser um verdadeiro problema.

Se o carro for flagrado andando sem a placa, o proprietário pode ser multado em R$ 293,47, além ter o bem apreendido até sua devida regularização. Também serão descontados 7 pontos da CNH.

Sendo assim, o placa delete pode ser uma alternativa para fotografar o carro ou levá-lo em alguma exposição fechada. Nunca se deve sair com o veículo pelas ruas irregularmente.

Adulteração é crime

Porém, é importante entender que existem interpretações da lei que devem ser consideradas. A nova Lei 14.562/23 determina que adulterar o sinal de identificação do veículo com fita isolante, tinta branca ou com qualquer outra substância poderá passar um tempo na prisão.

Logo, o mais indicado é não mexer na placa do seu carro. 




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário