Quando você recebe visitas em casa, provavelmente gosta de caprichar no café da tarde, com uma sobremesa inesquecível. O pudim é uma excelente opção porque leva ingredientes simples. Dessa forma, basta reunir os ingredientes e fazer aquele caramelo incrível para agradar seus convidados. Esta receita de pudim não leva leite condensado e além de ser econômica, fica uma delícia.
Veja também: Rápido e barato, esta receita de macarrão economiza seu gás de cozinha
O pudim é uma sobremesa antiga reinventada por brasileiros
O pudim é um prato doce muito famoso entre os brasileiros, mas suas origens têm uma relação com a vinda dos portugueses. Em Portugal, os diferentes tipos de pudins foram baseados nas clássicas receitas de quindim.
Os brasileiros conseguiram usar sua criatividade para melhorar seu preparo, tornando-o mais acessível com o uso de leite condensado. Nesse caso, a bolacha maisena pode substituí-lo, facilitando o passo a passo.
Veja como preparar pudim sem leite condensado
Você vai precisar de:
Para a calda
-200 ml de água;
-1 xícara de chá de açúcar.
Para o pudim
-15 bolachas de maisena;
-1 e ½ xícara (chá) de açúcar;
-500 ml de leite integral;
-3 ovos inteiros.
Modo de preparo:
Calda
1º Passo: em uma panela, coloque o açúcar para derreter em fogo baixo, até que ele fique levemente transparente.
2º Passo: agora adicione a água e cuidado, porque o líquido pode espirrar e mexe até que o açúcar derreta completamente.
3º Passo: despeje a calda na forma e deixe-a separada.
Pudim
1º Passo: em um liquidificador, adicione os ovos, o leite, as bolachas e o açúcar. Bata até obter uma mistura homogênea.
2º Passo: coloque a massa do pudim na forma e leve ao forno médio pré-aquecido a 180 º por 50 minutos, em banho-maria de água quente.
3º Passo: assim que o pudim estiver assado, deixe-o na geladeira durante 4 horas, antes de servir as primeiras fatias.