scorecardresearch ghost pixel



Só não abuse! 5 alimentos que podem ser consumidos após o vencimento

Nem todos os alimentos precisam ir para a lixeira quando passam do prazo de validade. Confira quais e como podem ser consumidos.



O que você faz quando um alimento está fora do prazo? Descarta imediatamente? Em caso afirmativo, saiba que essa regra não vale para todos os produtos. Alguns podem ser consumidos sem riscos, mesmo depois da data indicada como vencimento nas embalagens. Veja quais são eles e como fazer um consumo consciente.

Leia mais: 5 alimentos que os brasileiros amam, mas que detonam com os dentes

A ideia é reduzir o desperdício, mas sem colocar a sua saúde em risco. Pensando nisso, alguns alimentos que estão na sua casa podem ser aproveitados, mesmo depois do prazo de validade. De toda forma, é importante que você tenha alguns cuidados, principalmente em relação à armazenagem correta deles.

Indo contra o vencimento

Por uma questão de segurança alimentar, aqueles que estão fora da data indicada não devem ser consumidos. Isso, porque o prazo é determinado com base em estudos e testes que garantem a segurança dos itens. A informação indica o período durante o qual o produto mantém as suas propriedades nutricionais e microbiológicas adequadas para o consumo.

A maior preocupação é que, ao consumir alimentos após o prazo de validade, isso possa aumentar o risco de intoxicação alimentar e de obter doenças que são transmitidas por alimentos. Tanto é que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determina que todos eles precisam ter o prazo estampado nas embalagens.

Só que, em alguns casos, a depender do prazo estabelecido e vencido, alguns poucos alimentos podem ser consumidos. Para isso, você deve observar primeiro a cor, cheiro, textura e o sabor para evitar problemas.

Entre os que podem ser consumidos, estão estes:

1) Cereais matinais;
2) Chocolate;
3) Queijos (desde que refrigerados);
4) Molhos;
5) Geleias.

Lembre-se: na dúvida, é melhor não consumir, exceto se você tiver certeza de que o prazo venceu recentemente e que as propriedades não foram prejudicadas. Caso contrário, por pior que seja o desperdício, o mais indicado é preservar a sua saúde e evitar os riscos de intoxicação.




Voltar ao topo

Deixe um comentário