scorecardresearch ghost pixel



Tem folga em junho? Trabalhadores aguardam feriadão com ansiedade

Data religiosa oferece mais uma chance de aproveitar a pausa merecida em meio a uma rotina agitada. Saiba como garantir a sua folga.



Depois de uma série de feriados prolongados que nos agraciaram no início deste ano, os brasileiros já estão com saudade dos dias de descanso estendido. Felizmente, alguns trabalhadores podem se animar, pois mais uma folga bem-vinda está se aproximando. Não será preciso esperar muito tempo para desfrutar da merecida pausa.

Leia mais: É feriado de novo! Folga de até 4 dias em JUNHO surpreende trabalhadores

No dia 8 de junho, será celebrado o Corpus Christi. Segundo o calendário, a data cai numa quinta-feira, proporcionando então uma oportunidade daquelas para fazer uma viagem rápida de quatro dias e aproveitar bem.

O dia marca um importante evento religioso da Igreja Católica, que reverencia a presença verdadeira de Cristo na Eucaristia, o sacramento do pão e do vinho. Ele é celebrado anualmente e ainda é uma festividade caracterizada por ser ter uma data móvel, ou seja, apresenta variações conforme o calendário.

O que permanece é que é sempre celebrado na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.

Quando será a folga?

Em 2023, o Corpus Christi será vivido em 8 de junho, proporcionando aos fiéis uma ocasião especial para refletir sobre o sacramento da eucaristia e participar de celebrações religiosas significativas. Por outro lado, os trabalhadores precisam ficar atento à data, pois em todo território nacional, ela é considerada ponto facultativo.

Sendo assim, o cumprimento do expediente é opcional. É decidido pela cidade se irá adotar o dia de descanso, contudo os empregadores também têm esse poder. Por essa razão, fique informado para não faltar ao trabalho.

Na ocasião, o dia é marcado por procissões e missas solenes, sobretudo com as ruas enfeitadas com tapetes coloridos, rapidamente produzidos com serragem, areia, sal e diversos outros materiais. Neles, os fiéis seguem a tradição de desenhar cálices, pães e vinhos. Tudo que lembra ao sacramento da comunhão.

A ideia é antiga e tem origem portuguesa. Chegou até nós na época da colonização.

Além do forte apelo histórico e religioso, essa é mais uma oportunidade de aproveitar o “feriado prolongado”, visto que este é o último do primeiro semestre de 2023. O próximo está previsto para acontecer em outubro, com o dia 12, onde se celebra a Nossa Senhora Aparecida. A data também cai em uma quinta-feira.




Voltar ao topo

Deixe um comentário