O pimentão é um alimento que costuma ser utilizado em forma de tempero, já que seu sabor é muito apreciado em molhos, carnes e vários preparos assados. Além disso, pode ser uma ótima forma de decorar saladas ou mesmo servi-lo recheado com ingredientes de sua preferência. É um legume muito utilizado na culinária brasileira e de vários outros países.
Veja também: Truque de avó para cozinhar o feijão do jeito certo e evitar gases
Variados em cores, é comum encontrar pimentão vermelho, amarelo e verde, embora existam diversas espécies diferentes. Você pode fazer uma espécie de antepasto com berinjela e abobrinha, por exemplo. Na verdade, o preparo depende da criatividade de cada cozinheiro de plantão.
Pare de cometer este erro com o pimentão
Mesmo sendo um ingrediente comum na culinária local, ainda tem muita gente cometendo um erro básico com ele. Se você se preocupa com a higiene e com a segurança alimentar da sua casa, é comum lavar os vegetais assim que chega da feira ou do mercado. Hortaliças precisam de uma boa higiene antes de serem armazenadas na geladeira, certo?
Bom, com o pimentão a história é um pouco diferente. Ele está entre os ingredientes que prefere não ser lavado antes de ser armazenado. Isso não significa que você deva comer o pimentão sem passá-lo na água, mas deve fazer isso apenas antes do preparo. Essa dica evitará que os vegetais apodreçam no refrigerador.
Como conservar do jeito certo
Ao contrário de outros alimentos, você não precisa manter o pimentão dentro da geladeira. Ele pode ficar em uma cesta ou mesmo no armário. Apenas o proteja de insetos e fungos, guardando em um ambiente fresco e sem umidade, longe da exposição direta à luz do Sol.
No entanto, se precisar manter o alimento por muito tempo antes do preparo, é melhor colocar na geladeira, na gaveta destinada às hortaliças. Antes de cozinhar, basta lavar com bastante água e esfregar sua casca com as próprias mãos para remover a sujeira.