O Twitter anunciou nesta segunda-feira (8) que irá excluir contas que estão inativas por um longo período de tempo. Elon Musk, o bilionário e usuário ativo do Twitter que é CEO da plataforma, não especificou o tempo exato que as contas precisam ficar inativas para serem removidas, no entanto.
Leia também: Twitter libera ‘textão’ com 10 mil caracteres, mas só para quem pagar
Seja como for, a expectativa é que os nomes de usuário das contas removidas serão disponibilizados para outros usuários.
Com o processo, as contas inativas serão arquivadas e os nomes de usuário associados a elas serão liberados. Um ponto de atenção é que, com a redução no número de usuários, é provável que muitos usuários percam seguidores. Ou seja, muita gente pode ver uma baita diferença no número de seguidores em breve.
Muito além de excluir contas: Twitter está mudando tudo
Musk tem feito diversas mudanças no Twitter nos últimos meses, incluindo a remoção dos selos azuis de verificação, obtidos antes dele assumir a rede social.
Agora, para ter uma conta verificada, os usuários precisam se inscrever no Twitter Blue, uma assinatura mensal paga que custa até R$ 60 no Brasil. Esta mudança faz parte do esforço contínuo do Twitter para aumentar sua receita e tornar-se mais lucrativo.
Com relação à exclusão de contas, os usuários que possuem contas inativas há algum tempo devem ficar atentos e acessar suas contas, se não quiserem que elas sejam removidas.
Além disso, os usuários que querem manter seus nomes de usuário precisam estar ativos na rede social para evitar que seus nomes de usuário sejam disponibilizados para outras pessoas. Como a empresa não informou qual o prazo de inatividade considerado, vale não arriscar.
Vale lembrar que a exclusão de contas inativas é uma prática comum em muitas redes sociais, incluindo o Facebook e o Instagram. O objetivo é manter a plataforma atualizada e remover contas inativas que não estão sendo usadas. A mudança pode afetar diretamente a presença e a popularidade dos usuários no Twitter.