scorecardresearch ghost pixel



Corpus Christi: veja o funcionamento dos bancos no feriado nesta quinta (8)

Apesar de não ser feriado em todo o país, a quinta-feira de Corpus Christi é feriado bancário. Veja como irá funcionar.



A data de Corpus Christi é um dia de descanso e religiosidade para moradores de diversas cidades do Brasil. Por mais que não seja feriado na maioria do país, apesar de ser ponto facultativo, o dia 8 de junho é feriado bancário.

Leia também: Corpus Christi: veja a data, sua origem e por que não é feriado nacional

Na data, as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público. No entanto, na sexta-feira, dia 9 de junho, as agências funcionarão normalmente.

Para quem tem o costume de investir na Bolsa, também vale ficar atento(a). Durante o feriado, a Bolsa de Valores brasileira, a B3, não terá negociações na quinta-feira, retomando suas operações normais também a partir de sexta-feira.

O horário de negociação na bolsa vai das 10h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto em feriados. A pré-abertura ocorre entre 9h45 e 10h, e o after market acontece entre 17h25 e 17h30. As negociações com o Ibovespa futuro acontecem entre 9h e 17h55.

O que fazer se precisar pagar uma conta no feriado de Corpus Christi?

Nessa hora, não cabe desespero. Apesar do fechamento das agências, os clientes bancários têm a opção de realizar suas operações por meio dos canais digitais, como internet e mobile banking.

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), atualmente, cerca de sete em cada dez operações bancárias são feitas por esses meios digitais, devido à comodidade, rapidez e segurança que proporcionam.

Além disso, no caso de contas de consumo e carnês com vencimento no dia do feriado, eles poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Geralmente, os tributos já têm datas ajustadas ao calendário de feriados nacionais, estaduais e municipais.

O nome Corpus Christi significa “Corpo de Cristo” em latim. É uma festa religiosa celebrada pela Igreja Católica. O objetivo dessa celebração é honrar o mistério da eucaristia, o sacramento que representa o corpo e o sangue de Jesus Cristo. Essa festa é comemorada sempre 60 dias após o Domingo de Páscoa ou na quinta-feira seguinte ao Domingo da Santíssima Trindade. A data é uma referência à Quinta-feira Santa, quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia durante a Última Ceia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário