‘Desenrola’ perdoará todas as dívidas dos brasileiros? Entenda como funcionará

Programa de renegociação de dívidas anunciado pelo governo também terá perdão de débitos, mas não para todos.



Muitos brasileiros ficaram animados com a ideia de ter suas dívidas perdoadas por meio do Desenrola Brasil, o novo programa de renegociação de dívidas do governo federal. Embora a expectativa seja realmente essa, nem todos serão beneficiados pela medida.

Leia mais: É HOJE! Receita libera consulta à restituição do 2º lote do Imposto de Renda 2023

A ideia é realizar um leilão para a participação dos credores, que deverão ofertar descontos para participar da iniciativa. Além disso, quem quiser aderir ao programa deverá perdoar dívidas de até R$ 100 “imediatamente”, segundo informado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

Dados do governo mostram que cerca de 1,5 milhão de brasileiros fazem parte desse grupo e ficarão livres do débito.

E os outros clientes?

Para quem deve valores de até R$ 5 mil, o Desenrola quer oferecer descontos e condições de pagamento mais acessíveis. Poderão participar do programa pessoas com dívidas cadastradas até 31 de dezembro de 2022 e renda de, no máximo, dois salários mínimos.

Para descobrir quais dívidas poderão ser renegociadas, é necessário aguardar a adesão dos credores. Essa participação dependerá do desconto que eles estão dispostos a oferecer.

O programa também prevê uma segunda faixa que abrange somente pessoas com dívidas com bancos. Neste caso, a instituição poderá oferecer a seus clientes a chance de renegociação de forma direta, mas sem garantia.

Garantia de pagamento

A questão da garantia funcionará assim: as empresas que oferecerem mais descontos terão os novos acordos de pagamento garantidos pelo FGO, um fundo com recursos do Tesouro Nacional. Assim, caso o cliente deixe de pagar os valores, o próprio fundo arcará com as parcelas, eliminando o risco para o credor.

Entretanto, para garantir esse benefício da garantia, a empresa precisará oferecer descontos atrativos por meio de um leilão de compra de débitos. Quem oferecer os maiores descontos nas renegociações terá o pagamento do acordo garantido pelo FGO.

O Ministério da Fazenda estima que cerca de 70 milhões de consumidores poderão ser beneficiados pelo Desenrola nos próximos meses. A expectativa é que os acordos tenham início em setembro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário