Quem sempre está viajando de avião sabe que as companhias aéreas costumam pesar as bagagens dos passageiros antes do embarque para garantir que as malas, bem como outros itens transportados, estejam dentro dos limites de peso estabelecidos pela companhia, não é mesmo? Bem… agora, as coisas não parecem parar por aí.
Leia mais: Depois de saber DISSO, você vai querer ser o último a embarcar no avião
A companhia aérea Air New Zealand foi um pouco além e anunciou aos passageiros que os viajantes dos voos internacionais serão pesados, ou seja, eles terão que subir na balança antes de iniciar a viagem. Entenda o motivo.
Segundo a empresa, a medida vai durar até a próxima sexta-feira, 2 de junho. Ela está sendo realizada especialmente em voos internacionais que saem do Aeroporto Internacional de Auckland. A iniciativa faz parte de uma pesquisa sobre carga e distribuição de peso das aeronaves, a pedido da Autoridade de Aviação Civil da Nova Zelândia.
Em comunicado enviado à CNN, o especialista em melhoria do controle de carga da empresa, Alastair James, detalhou que, até o fim do prazo, tudo será pesado, incluindo as refeições, os tribulantes e objetos armazenados em cabines. O processo está sendo feito por razões de segurança, conforme seus esclarecimentos.
Como o processo de pesagem dos passageiros funciona?
Durante o processo de check-in para o voo, os passageiros serão orientados a se pesar em uma balança digital separada e a colocar as bagagens em outra balança, justamente para identificar qual é o peso de cada um.
Um ponto importante é que todo esse processo é sigiloso, visando garantir a privacidade dos viajantes. Para isso, a companhia adotou algumas medidas, como tratar os dados de todos do avião de forma anônima. As informações são enviadas ao sistema, sem exibir o resultado da pesagem em telas para qualquer pessoa, incluindo os funcionários da empresa.
Vale ressaltar que participar da pesquisa não é obrigatório, contudo os dados ajudarão os pesquisadores a elaborarem mais estratégias de segurança.